domingo, 31 de outubro de 2010

Lançamento do Informativo Paroquial - A Boa Semente

A paz de Cristo e o amor de Maria!
Olá irmãos e irmãs em Cristo!

31 de outubro de 2010 - A Paróquia lança mais um veículo de comunicação
Apresentação da Pascom - Pastoral da Comunicação


É HORA DE EVANGELIZAR!

A Igreja existe para evangelizar, a razão de ser e de existir da Igreja é fazer Jesus Cristo conhecido e amado. Esta é a nossa tarefa primordial, ou melhor, é nossa obrigação:
“ai de mim se não evangelizar” (1 Cor 9,16).


           A missão da Igreja é evangelizar. É o chamado que ela recebeu de Jesus e é a fonte de sua alegria. Evangelizar é continuar a missão de Jesus. A Igreja é discípula do Mestre assumindo o próprio agir de Jesus, e deve  estar atenta aos apelos do mundo indo ao encontro dos necessitados. Evangelizar é levar a Boa Nova de Jesus a toda a humanidade... para transformar o mundo e as pessoas. Evangelizar consiste no anúncio de Jesus Cristo, morto e ressuscitado, como “Boa Nova” do Reino, é ser sinal do amor de Deus para com o mundo.
          “Não haverá uma evangelização verdadeira, se o nome, a doutrina, a vida, as promessas, o Reino, o ministério de Jesus de Nazaré, filho de Deus não forem anunciados” (EN 51).
           Queremos evangelizar, como paróquia precisamos evangelizar, por isto com muita alegria apresento o 1º número do nosso Informativo Paroquial. Apartir deste todos os meses queremos falar de Jesus e recordar a vida de fé de nossas comunidades, sinal de Jesus Vivo em nosso meio.  
           A evangelização deve se utilizar de todos os meios, não existe fronteira para o Evangelho, já temos nosso site e blog, e agora completando e lançando oficialmente a Pastoral da Comunicação (PASCOM) em nossa paróquia.
           Vamos lá, o tempo favorável é agora, e agora é hora de evangelizar!

                                                   Pe. Elison Silva dos Santos
Administrador Paroquial


A Equipe  da  Pastoral da Comunicação é formada por: José Cláudio, Laneide, Rafael Amorim, Augusto e Maria Cícera.
Tendo como Diretor e formador Pe Elison Silva.
Pascom tem como lema É HORA DE EVANGELIZAR!
E não se evangeliza sozinho. A Pascom conta com Você: paroquiano, membro de grupo, movimentos, ministérios, Apostolado e Pastoral.
Nos envie seu material!
e-mail: informativoboasemente@maedasdores.com.br
A pascom caminha junto com você!!


sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Domingo - 24 de outubro de 2010

A paz de Cristo  e o amor de Maria!!
Olá irmãos e irmãs em Cristo.

Neste domingo, dia Mundial das Missões, a nossa Paróquia teve a alegria de receber a visita da Irmã Zenaide (Guarulhos/SP) - Vice Provincial e Conselheira da área de Formação das Irmãs Clarentianas. 
Como de costume mais uma linda criança - Laisa - foi apresentada a comunidade paroquial. Deus te faça firme na caminhada.
A manhã foi dedicada à Formação Paroquial com assessoria da Irmã  Maria José - Clarentiana.
TEMA: Bíblia - Atos dos Apóstolos
Aconteceu em outro ambiente da Igreja Matriz a Formação dos membros da Pastoral da Acolhida - Uma pastoral nova em nossa Paróquia. Formada por jovens crismandos e crismados.
LEMA: Quem vos recebe a MIM recebe Mt 10,40
Ao término das formações um momento animado entre membros da Pastoral da Acolhida e membros da Formação Paroquial. 
Até a próxima!!

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Pascom - Nordeste II

A paz de Cristo e o amor de Maria!!
Olá irmãos e irmãs em Cristo!
Notícias / Regional Nordeste 2

26/10/2010 10h58
www.arquidiocesedemaceio.org.br

Pascom do Nordeste 2 tem plano de ação para 2011 e 2012

Mutirão Regional acontecerá em Maceió

 
  Equipe de Articulação da PASCOM Regional Nordeste 2

A Pastoral da Comunicação do Regional Nordeste 2, da CNBB, definiu um plano de ação para os próximos dois anos. Em nível regional, a Pascom promoverá o 4º Mutirão de Comunicação, em setembro de 2011, em Maceió (AL), e criará uma agência de notícias. Para as Dioceses, o plano também traz várias pistas de ações, como a comemoração do Dia Mundial das Comunicações, a formação para novos agentes da Pascom, encontros com padres e seminaristas, e retiro espiritual para agentes da Pascom.
Os coordenadores diocesanos da Pastoral da Comunicação se reúnem, mensalmente, com a equipe de articulação regional, de forma virtual, através da ferramenta msn. “Essas reuniões são momentos de troca de experiências, de informações e para prepararmos atividades, como o Mutirão de Comunicação”, explica a articuladora regional da Pascom, Cacilda Medeiros.
O Plano para 2011-2012 foi elaborado durante o Encontro Regional, com os coordenadores diocesanos, realizado de 22 a 24 de outubro, em Recife (PE), com assessoria de Francisco Morais, ex-coordenador da Pascom, na Arquidiocese de Natal. As ações previstas no Plano serão avaliadas em dois momentos: durante o Mutirão, em Maceió, e outubro de 2012, durante encontro dos coordenadores, em Campina Grande (PB).

O Regional Nordeste 2 é formado por 21 dioceses, dos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas.

Ano da Pessoa Idosa - 2010 a 2011

A paz de Cristo e o amor de Maria!
Olá irmãos e irmãs em Cristo!



Ano da Pessoa Idosa

Ano Arquidiocesano da Pessoa Idosa

A Arquidiocese de Maceió convida a todos para participar da solenidade de abertura do Ano arquidiocesano da PESSOA IDOSA – 28.10. 2010 a 28.10.2011, a proclamação oficial será feita por Dom Antonio Muniz Fernandes, O.Carm., arcebispo metropolitano de Maceió no dia 28 de outubro às 18 horas durante a missa da PAZ na catedral metropolitana . O Documento de Aparecida nos diz que “a Palavra de Deus nos desafia de muitas maneiras a respeitar e valorizar os mais velhos e anciãos. Convida-nos, inclusive a aprender deles, com gratidão e a acompanhá-los em sua solidão e fragilidade” (DA 448). Este é o convite que a arquidiocese de Maceió, Igreja Missionária e Samaritana nos faz! Como discípulos e missionários somos convidados a olhar de forma atenciosa e operosa para as pessoas idosas de nossas comunidades, a fim de buscar soluções concretas para que elas possam, com dignidade e esperança, viver a vida em abundância. O ano da PESSOA IDOSA prevê além de celebrações religiosas, conferências, caminhadas, palestras e campanhas em favor da vida e da paz, e deve contar com a presença de diversos setores da sociedade ligados ao tema em questão. Segundo Dom Antonio Muniz, o objetivo central é promover a PAZ. Refletir, discutir e tomar ações para que pessoas idosas e também de todas as idades, vivam de maneira digna, com respeito a seus direitos e sempre observando as peculiaridades de cada faixa etária, promover o respeito à VIDA do nascer ao entardecer, o que pode contribuir em muito para a construção da PAZ. È mais um grande passo ao lado das pessoas idosas na luta pelos seus direitos. O caminho mostra-se longo e árduo. Mas, acreditamos que a crescente organização política do idoso brasileiro pode pressionar governos e sensibilizar brasileiros de todas as idades. O futuro depende daquilo que construirmos desde agora. A última vez que ouve um ano dedicado a aos idosos foi em 1999 – Instituído pela ONU, agora a arquidiocese de Maceió vem ampliar o tema reconhecendo o fato de que a população está envelhecendo e que essa reflexão pode significar também uma possibilidade de amadurecimento dos atos e das relações sociais, econômicas, culturais e espirituais em geral. Que o Ano da PESSOA IDOSA colabore para a sensibilização das pessoas e da sociedade, em vista da necessidade de olhar para os envelhecidos com amor, na certeza de que a velhice não um peso, mas sim uma dádiva de Deus.
Pascom

domingo, 24 de outubro de 2010

Conhecendo a Creche Madre Tereza de Calcutá - Santa Lúcia

A paz de Cristo e o amor de Maria!!
Olá irmãos e irmãs em Cristo!

AACC – Associação de Apoio a Criança Carente
Creche Madre Tereza de Calcutá

Fundada por Lurdinha há 15 anos. O Grupo de Oração Nova Aliança é responsável e voluntário nesse belo trabalho de acolhida e amor a criança que sofre.
Tudo começou com um menino que junto de outro coleguinha bateu a porta da Escolhinha “Doce Lar” que Lurdinha tinha na época. “Nossa Senhora é a responsável(risos). Tinha uma escolinha particular – Doce Lar. Um dia chegou duas crianças para pedir comida, eu estava com outras pessoas fazendo a limpeza da Escolinha. E respondi que não tínhamos, foi quando meu genro( já falecido) lembrou que tínhamos uns pães e demos. No sábado seguinte esses dois meninos voltaram com mais dois. E disseram a senhora ali nos mandou vim aqui e que Você (Lourdinha) iria nos dá comida. E daí começamos esse trabalho abençoado por Deus e pela providência do Seu infinito amor. E o interessante depois que tudo começou nunca mais encontrei esse menino. Meu sonho é termos um terreno para poder acolher em um espaço adequado as crianças. Aqui pagamos aluguel.
O nome antes era Creche Nova Aliança, mas há uns dois anos quando fomos formalizar toda a documentação não podia ser esse nome, pois era do Grupo de Oração, e adotamos carinhosamente e inspirado em oração  o nome de Creche Madre Tereza de Calcutá.”
No dia da visita na Creche havia 8 voluntárias(Zezé, Eliane, Elza, Ninô, Rose, Will, Val e a professora do pastoril: Cozinhando, cuidando das crianças menores, ajudando nas aulas do pastoril e ensinando  bordados as crianças maiores.
Acolhem as crianças todo sábado – 7h às 12h – com as seguintes atividades: Reforço escolar, artesanato, pastoril, hip e hop e momentos de oração. As crianças recebem Café da Manhã, lanche e almoço. A carência de Voluntário também é grande. Há um número estimado de quase 50 crianças. Crianças vindas do Complexo residencial Benedito Bentes I e II (Cidade Sorriso), Cleto, Santa Lúcia, Poço Azul. As idades vão de 2 anos a 14 anos.
Aproveito e peço para quem puder dar um pouco aos que não tem muito ou quase nada.
Doações (alimentos, roupas, fraldas, brinquedos, material escolar e em dinheiro) são bem vindas e podem ser entregues aos membros do Grupo de Oração Nova Aliança – Sexta-feira às 19h30min na Igreja Matriz. Visite a Creche, você vai se encantar por esse trabalho, que é mais um nesse nosso mundo tão carente de amor e fé. Seu tempo é precioso para Deus e só será bem aproveitado sendo dedicado a quem sofre!!
Agradeço a acolhida de Lurdinha e todas as queridas e lindas voluntárias aos acolher a Pascom e as Catequistas que lá estiveram para levar presentes, doados pelas crianças da catequese.
DEPOIMENTO  DAS  CRIANÇAS  ATENDIDAS   NA   CRECHE
Laís, 10 anos - Poço Azul - Antares
"Gosto de estar aqui. Gosto das tias."
Vanessa, 11 anos - Bairro Santa Lúcia
"Eu me sinto bem e feliz. Tenho comida e carinho."
Thaís, 11 anos - Bairro Santa Lúcia
"Eu penso em coisas boas quando estou aqui."
Jhonjhon, 4 anos - Cidade Sorriso - Complexo Benedito Bentes
"Eu gosto daqui, aprendi a dançar Hip Hop."
Ajudem essa obra!!





terça-feira, 19 de outubro de 2010

Missa Com as crianças - outubro de 2010

A paz de Cristo e o amor de Maria!!
Olá irmãos e irmãs em Cristo.

Celebração Eucarística com as crianças

Sábado, 16 de outubro de 2010, às 19h foi celebrada a Santa Missa presidida por Pe Elison para as nossas crianças. Contamos com a participação das crianças da catequese e de seus familiares. Os catequistas animados e caracterizados alegraram mais ainda o momento. As crianças fizeram um ofertório vivo com presentes que serão doados, no dia 23 de outubro de 2010, às crianças da Creche Madre Tereza de Calcutá - volutários do Grupo de Oração Nova Aliança.
Nossa Senhora das Dores olhai pelas crianças de nosso bairro e do mundo inteiro!





quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Nossa Senhora de Fátima - Sinal do Amor de Deus

A paz de Cristo e o amor de Maria!
Olá irmãos e irmãs em Cristo.

Missa em Honra a Nossa Senhora de Fátima


Sexta Aparição de Nossa Senhora de Fátima
Dia 13 de Outubro 1917.
A multidão assistiu, impressionada, ao
extraordinário Milagre do Sol.
Uma grande multidão rezava o Terço na Cova da Iria. Os três pastorinhos notaram
o reflexo de uma luz e, em seguida, viram Nossa Senhora sobre a azinheira.
Lúcia: “Que É que Vossemecê me quer?
Nossa Senhora: “Quero dizer-te que em Minha honra, que sou a Senhora do Rosário, que continuem sempre a rezar o Terço todos os dias. A guerra vai acabar e os militares voltarão em breve para suas casas”





Nesta quarta-feira, 13 de outubro de 2010, Pe Elison durante a Celebração Eucarística nos lembrava da sexta aparição de Nossa Senhora em Fátima/Portugual
há exatos 93 anos atrás. 
A Celebração Eucarística presidida por padre Elison Silva na Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores - Santa Lúcia, iniciou às 19h30min. Animação por conta da Legião de Maria e Mulheres do Terço. Contamos com a participação das famílias visitadas pela imagem peregrina da Virgem Senhora de Fátima, no bairro. 
De sua viagem a Europa Padre Elison nos presenteou com uma linda imagem de Nossa Senhora de Fátima, trouxe medalhas da Mãe Dolorosa - Virgem das Dores - para distribuir aos fiéis e nos alegrou com uma moldura contendo palavras do Santo Padre, Papa Bento XVI, nos dando Sua Bênção Apostólica. Momentos lindos e registrados em fotos abaixo.
Após Santa Missa A Legião de Maria e Mulheres do Terço ofereceram um momento de diversão as crianças da Paróquia.
Meu Coração se alegra e suplica "permaneçam firmes a oração do santo terço, como pediu aos Pastorinhos, Nossa Senhora em Fátima/Portugal"Pe. Elison
Deus faça a todos felizes!!
Até a próxima!!
Em breve todas as fotos disponíveis.
Problemas técnicos!!




terça-feira, 12 de outubro de 2010

Dia de Nossa Senhora Aparecida - 12 de outubro

A paz de Cristo e o amor de Maria!!
Olá irmãos e irmãs em Cristo.

Encerramento do Triduo em honra de Nossa Senhora Aparecida
Comunidade Nações Unidas

Terça-feira,12 de outubro de 2010.
Às 15h30min Terço
Às 16h Procissão Solene pelas ruas do bairro
Ás 17h Santa Missa
TEMA: Maria, olhar que protege
Animação: Dizimistas
Coral: Ministério de Música Chuva de Graças
Comunidade Nações Unidas, responsável.
As crianças são bênçãos de Deus em nossas vidas e nessa comunidade a presença delas é maioria. Graças a Deus!
Uma encenação foi feita pelo Ministério de música, contando de forma divertida e dinamica a história de Nossa Senhora Aparecida.
Nosso sincero obrigado a todos que rezaram e colaboraram para o acontecimento desse lindo triduo.
Viva Jesus Cristo!! Viva Maria Santissima!!
"Virgem Mãe Aparecida, estendei o vosso olhar sobre o chão de nossas vidas, sobre nós e nossos lares."


Em breve estará postado todas as fotos do dia 12 de outubro.
Problemas técnicos!!


Triduo de Nossa Senhora Aparecida 2010

A paz de Cristo e o amor de Maria!!
Ola irmãos e irmãs em Cristo.

Comunidade Nações Unidas  em  festa

Segunda-feira, dia 11 de outubro de 2010, foi realizado às 19h o Terço e às 19h30min a Celebração Eucaristica presidida por padre Alex Oliveira - Roteiro/AL
TEMA: Maria, olhar que evangeliza
Animação: Juventude e grupo de Evangelização
Coral: Catequese
Responsável: Comunidade de São Sebastião
Ao término da Celebraçao a Catequese preparou uma peça teatral tendo como foco os menores abandonados nas ruas de nossa cidade. 
Mãe Aparecida, rogai a Deus por nós!!
FOTOS em breve

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Visita a Comunidade do ABC

A paz de Cristo e o amor de Maria!!
Olá irmãos e irmãs em Cristo!

Festa de Nossa Senhora de Fátima - 2010
Paróquia de São José Operário - Fernão Velho

Nesta segunda-feira, 11 de outubro de 2010, tive a graça de a convite de Elisabete e sr. Paulo ir visitar a comunidade que eles residiam anteriormente. Uma comunidade acolhedora e confiante em dias melhores. 
A Celebração foi presidida por Padre Tito Reges, um exemplo de oração e luta pelos que sofrem com essa humanidade insensível. Mas pela inspiração do Espírito Santo em sua homilia padre Tito nos mostra a necessidade de sermos cristãos de joelhos no chão clamando a Misericordia de Deus. Que nossas obras se assemelhem a nossa oração, pois tudo diante de Deus é revelado.
Agradeço o carinho de todos que me acolheram tão bem. Mary, Deus te faça feliz, querida amiga!
Vejam as fotos!!
Até a próxima!!


domingo, 10 de outubro de 2010

Triduo de Nossa Senhora Aparecida 2010 - Abertura

A paz de Cristo  e o amor de Maria!!
Olá irmãos e irmãs em Cristo.

Comunidade de Nossa Senhora Aparecia - Nações Unidas - Maceió/AL
Que alegria estamos em um mês dedicado as Santas Missões Populares e ao Santo Rosário.
Mês da Padroeira do Brasi.
Hoje, 10 de outubro de 2010, em uma comunidade querida de nossa Paróquia, deu inicio ao Triduo em Honra a Nossa Senhora da Conceição Aparecida. A comunidade estava radiante e sob o olhar de Nossa Senhora está aprendendo a ser comunidade Viva e orante. Rezemos para que o Senhor mande as condições de que a comunidade precisa para ter sua capela. 
Ás 16h30min teve a reza do Terço pelos homens do grupo de oração Filhos do céu.
Às 17h a Santa Missa presidida por Padre Elison Silva, que como sempre inspirado pelo Espírito Santo, fez uma reflexão voltada para a LUZ que é Jesus em nossas vidas. A animação ficou por conta do Grupo de Oração Filhos do céu e contou a participação da Comunidade Paroquial de Nossa Senhora das Dores, as irmãs Clarentianas e o Ministério de Música Despertar.
Presenciamos a apresentação teatral do Grupo de Oração Filhos do Céu - A história de Nossa Senhora Aparecida.
Quermesse na área externa.
Segue um vídeo com momentos importantes vividos nessa tarde de domingo. Espere carregar!!
Até a próxima.
Pascom





Família Católica Trindade Santa

A paz de Cristo e o amor de Maria!!
Olá irmãos e irmãs em Cristo.

Conheçam a Missão da Comunidade Trindade Santa. Maiores informações no site:http://www.fcts.com.br
Localizada na Rua Dr. Juracy Pereira, Q06 Nº 296,Eustáquio Gomes de Melo - Tabuleiro do Martins.





NOSSA HISTÓRIA
Quando nos encontramos pela primeira vez, não sabíamos que nosso laço de amizade se tornaria tão forte. Nossa fraternidade foi crescendo com o tempo, percebemos que estávamos vivendo como verdadeiros irmãos, partilhando os nossos bens Espirituais e materiais, o que nos movia era bem mais forte do que nós. Era Deus. Uma vontade de ficarmos juntos prendia-nos a uma realidade pouco divulgada, que era a Vida Consagrada em Comunidades Novas. Começamos a buscar isto, descobrimos que o Amor que tínhamos em nossos corações, não era só para nós, mas, para todos.
Um imenso Ardor de Evangelizar tomou conta de nossos corações, quando vimos que em nossa cidade, são poucos os eventos e trabalhos Católicos que motivam os Jovens e Famílias para o despertar na vontade de servir a Deus.
Em 2 de Janeiro de 2000, demos início, pelo dom que Deus deu a cada membro, a caminhada de descoberta de nossa Vocação.
Dia 8 de Janeiro do mesmo ano, denominamos o grupo de TRINDADE SANTA e no dia 23 de Março de 2000, nos apresentamos ao Reverendíssimo Senhor Dom Edvaldo Gonçalves Amaral que Aprovou, Assinou e deu Sua Bênção Episcopal ao Projeto. Assim demos início a experiência de Vida Fraterna com a Graça de querer voar mais alto pelo Espírito Santo, caminhando sempre na estrada de Jesus rumo ao Pai.

Quem somos?
A exigência da Evangelização nos fez mergulhar em águas mais profundas e descobrirmos nossa Vocação como Comunidade Nova de Vida, “Homens e Mulheres vivendo em sadia convivência”. 
Somos Consagrados a uma vida de Sasntidade configurada a Cristo, Pobre, Casto e Obediente segundo nosso estado de vida. Hoje somos solteiros, mas sem impedimento para o Matrimônio, Sacerdócio ou Leigo Celibatário .  

Nosso Objetivo e Carisma
A necessidade da Evangelização e Catequese dos menos esclarecidos e desprovidos de saúde, educação e trabalho nos impulsionaram a dedicarmos parcelas cada vez maiores do nosso tempo e a desenvolvermos nossas Pastorais através do nosso Carisma: “Ser Eucaristia, Servindo com Amor e Alegria. Tendo a Missão de levar a todos, através da Arte de servir com amor e alegria, uma experiência viva com Deus Trindade Santa pelo Espírito Santo. Nosso objetivo é mostrar as pessoas o Amor de Deus, que está em cada um de nós, sabendo que precisamos nos conscientizar para a realidade em que vivemos e que todos somos importantes para o crescimento de uma sociedade mais justa e fraterna, fruto de Famílias edificadas no Corpo Místico de Cristo.
Na catequese, temos a necessidade não só de Evangelizar, mas também Formar novos Evangelizadores.

Nossos Trabalhos
  • Catequese (Permanente): Escola da Fé;
  • Evangelizações: por meio da Internet, Grupo de Oração, Visitas  em instituições ou residências, Rosário Catequético nos lares, Evangelizações nas ruas, Celebração da Palavra e Pregações;
  • Eventos: Confraternizações, Tarde de Louvor, Retiros para Família e Juventude;
  • Direção Espiritual e Aconselhamento.
“Marque uma Evangelização conosco pois em qualquer ocasião da vida Evangelizar é preciso! Onde houver necessidade da Boa Nova de Nosso Senhor Jesus Cristo  estaremos lá!”

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...