terça-feira, 30 de novembro de 2010

A paz de Cristo e o amor de Maria!!
Olá irmãos e irmãs em Cristo.

Advento preparando para o Natal
Vem, Senhor Jesus!

Realizou-se, dia 28 de novembro de 2010 - I domingo do Advento -  8h às 16h  na Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores - Santa Lúcia, o Primeiro Retiro Paroquial de Advento. 
Momentos de espiritualidade, oração e reflexão.
Cerca de 150 paroquianos participaram do retiro. 
Na parte da manhã aconteceram palestras com assessoria de Irmã Maria José e Pe Celso Alipio; momentos de oração e cantos; confissões na area externa com Pe Elison e Pe Alex Oliveira e Adoração ao Santíssimo Sacramento. À tarde foi mostrado pela Pascom um video com os alguns acontecimentos da Paróquia e  momento de avaliação de 2010 e sugestões para 2011 com grupos, movimentos e pastorais presentes. 
Deus seja louvado por esse momento que foi o primeiro de muitos que virão. 
Agradecemos a colaboração de Ademia Batista - Pastoral Familiar e Coordenadora da Catequese paroquial - que  gentilmente preparou um resumo da palestra de Pe Celso Alipio.


 Paróquia de Nossa Senhora das Dores - Santa Lúcia
Palestrante: Padre Celso Alipio
Às 11 hs da manhã o Pe Celso iniciou  a palestra sobre a preparação para o natal do Senhor com o Pai-Nosso.
            O ano litúrgico não coincide com o ano civil, pois começa e termina em novembro, segundo não o calendário, mas as fases da lua. Ano litúrgico compõe-se  de dois grandes ciclos: Natal e Páscoa. O ciclo pascal nos traz o tríduo pascal, leva-nos ao ponto máximo da páscoa, que é a Ressurreição do Senhor, já o ciclo do natal é mistério da encarnação, o filho de Deus! Ele se fez homem, igual a nós em tudo, exceto no pecado.O presépio nos mostra como Deus se despojou, esvaziou-se a si mesmo, assumindo a condição de servo e tornando-se semelhante aos homens. O filho de Deus encarnado passou nove meses no útero de materno de Maria. Ele foi pobre no nascimento, na vida e na morte, tornando-se obediente até a morte e morte e tendo uma morte e cruz. Jesus nasceu no sul em Belém, mas passou a sua vida no norte em Nazaré. Nasceu de um jeito muito humilde, falava em aramaico e não as línguas bem vistas pela sociedade o grego e o latim. Deus enviou seu próprio filho, nascido de uma mulher.    Jô. 1 “ E a palavra de fez carne e habitou entre nós”.
            Como  começou a festa do natal? LáPelos anos 350 no século IV , os cristãos eram mais números do que os pagãos, em 25 de dezembro aproveitando a festa do Deus sol, uma festa pagã, cristalizaram essa festa, vendo em Jesus o verdadeiro sol, o Deus da luz, da esperança, e do amor. O mistério da encarnação o advento começou a ser celebrado nos anos 600. Compõe-se de quatro semanas, vindo terminar no natal, momento de preparação Lc. 3 “preparem o caminho do Senhor, endireitem suas  estradas”.
            Mas, Jesus já veio,mas continua vindo através de três natais: o primeiro natal é o natal da glória para os que morreram em Cristo, são glorificados com Cristo, entraram na glória dos céus. O segundo é o natal histórico,é o que vamos celebrar no dia 25 de dezembro “ O nascimento” o presépio “alegrem-se os céus e rejubile a terra na presença do Senhor”. (sl 96,11). E o terceiro natal é o do nosso coração... Jesus  continua a nascer dentro de nós nas nossas vidas. “ De nada valeria de Jesus nascer em Belém se não nascesse  no nosso coração. É tempo de despertar, de renascer,de mudar de vida, é tempo de esperança, de despojar das armas das trevas, da dor e revestir de amor, é tempo de agradecer e é tempo de se unir, é tempo de agradecer e de aproveitar as oportunidades para que aconteça o natal em nós e nas  nossas família  para que depois do natal nos tornemos a presença de Jesus no mundo colaboradores de Cristo.
Adêmia

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Fotos de Cristo Rei 2010

A paz de Cristo e o amor de Maria!
Olá irmãos e irmãs em Cristo!

Solenidade de Cristo Rei - 21 de Nov 2010

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Solenidade de Cristo Rei - 2010

A paz de Cristo e o amor de Maria!
Olá irmãos e irmãs em Cristo.

Cristo Rei e Encerramento do Ano Liturgico - C

Na Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores-Santa Lúcia foi celebrado com alegria cristã o dia de Cristo Rei. Dia que marca o encerramento do Ano Liturgico na Igreja Católica Apostólica Romana.
Segue abaixo um texto retirado do site da CNBB e fotos dos acontecimentos do domingo santo na Igreja Matriz.
Pe Elison celebrou as duas Santas missas do domingo com maior alegria e inspiração. Graças a Deus durante a manhã um grande número de crianças para receber o Sacramento do Batismo.
Aconteceu também Formação dos jovens da Pastoral da Acolhida.
E a Pascom teve a felicidade e gratidão de receber a visita de Rodrigo Rios - seminarista do último ano de Teologia, Seminário Provincial de Maceió, jornalista e graduado em Comunicação - veio a pedido do confrade Pe Elison passar a tarde com membros da Pascom Paroquial e mostrar o que realmente é ser Pastoral da Comunicação. 
Nossa sincera gratidão, que Deus te cumule de bênçãos irmão Rodrigo Rios.

Ponto de chegada

Dom Paulo Mendes Peixoto

Celebrar a Festa de Cristo Rei e o final do Ano Litúrgico é contemplar tudo que envolve a enigmática palavra “fim”. Jesus é apresentado como Rei da paz, do amor, da justiça e da santidade, sem triunfalismo e pomposidade.
Prosseguimos para o destino final, seja de nossa vida, da humanidade, ou da criação toda. O verdadeiro destino é Cristo, proclamado como centro, alvo e Rei do universo. Fim marcado pela esperança e confirma que a nossa vida tem sentido.
Antes de tudo, temos que construir o presente, o mundo do trabalho, da cultura, da ciência, das artes, da política, dos meios de comunicação, da economia, da família, da educação, da vida profissional, fazendo com que tudo seja permeado pelos valores do Reino de Deus.
Em tudo está a tarefa dos leigos e leigas cristãos, como agentes de transformação, fazendo das realidades temporais caminhos e condições de vida saudável. Isto acontecendo podemos dizer, “pessoas da Igreja no coração do mundo e pessoas do mundo no coração da Igreja”.
O reinado de Jesus Cristo é ponto de unidade, de chegada para toda a humanidade. Ele é rei que apascenta, guia, cuida e zela das ovelhas. O seu verdadeiro trabalho é constituído de tirar o povo do domínio das trevas e conduzi-lo para as realidades da luz.
Com frequência corremos o perigo do desvio do verdadeiro caminho, abandonando a via traçada por Cristo e chegar a um fim de destruição, perdendo a chance de uma eternidade feliz. Não podemos excluir os valores e as atitudes do Reino da vida.
Celebramos a Liturgia de Cristo Rei, detectando uma realidade de Cristo muito contraditória. De um lado, deveríamos ver as pompas de um rei; de outro, o fato da cruz, onde estava escrito: “Este é o Rei dos Judeus”. Rei crucificado.
Jesus foi Rei que não usou as forças do poder. Agiu como ovelha nas mãos dos carrascos, sem atitude de vingança, de punição e de revanche sobre os maus. O objetivo era a plenitude da vida conquistada no Mistério Pascal da Cruz.
http://www.cnbb.org.br













segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Ministério da Coordenação

A paz de Cristo e o amor de Maria!
Olá irmãos e irmãs em Cristo!

Ser Coordenador é mais que  coordenar.



O Ministério da Coordenação é um serviço que suscita e integra através de ações concretas as forças vivas da igreja: pároco, pastorias, movimentos e grupos.
Este ministério deve ser exercido com alegria, como uma fonte de espiritualidade, como um serviço em prol do Reino: animando, abrindo novos horizontes, atualizando-se continuamente, estando em sintonia com as orientações diocesanas, criando um clima de acolhida, partilha e confiança. Desse modo, a catequese surge como luz na comunidade.
Existem diversas maneiras de exercer o ministério da coordenação. Dentre elas destacamos as seguintes:
               • Coordenação centralizadora – Sobressai a função. Não divide tarefas. Não confia totalmente no grupo. Normalmente uma coordenação centralizada é autoritária, por vezes distante da caminhada da comunidade cristã. Numa coordenação centralizada, com facilidade surgem os descontentamentos, as divisões, os subgrupos, o desânimo e as desistências.
               • Coordenação fraterna, democrática – caracteriza-se pelo serviço pela animação, pela distribuição das tarefas, pela confiança, pelo amor as pessoas, pela vivência comunitária, pela preocupação com a formação, pelo relacionamento humano, afetivo, carinhoso, alegre, mesmo nos erros e nas tensões.
Acolhe as sugestões, aceita com humildade as críticas, aponta sempre uma luz nas horas de tensões. Acima de tudo, elabora um projeto participativo capaz de gerar um processo de educação da fé na comunidade.
EM RELAÇÃO ÀS PARÓQUIAS DEVEMOS:
CONHECER
• O pároco
• O coordenador
• Horário/ cronograma
• Tipo de materiais
• Talentos especiais
• Critérios de avaliação

APARECER
• Reuniões
• Periodicamente nos eventos
• Acompanhar nas solicitações

OFERECER
• Presença, ouvido, ombro
• Troca de experiências
• Sugestões de material
• Notícias
• Canal de reinvidicações
EM RELAÇÃO AO VICARIATO:

• Trazer o sucesso , a dificuldade
• Divulgar material
• Sugerir, tomar iniciativa
• Conhecer a equipe
• Avaliar criticamente tudo que faz
• Pontualidade nos prazos
EM NÍVEL PESSOAL:
                      • Ser pontual, fraterno com as pessoas, ter cuidado com a sensibilidade do irmão.
                       • Ser atualizado, com textos, manuais catequéticos e diretrizes gerais da Igreja.
                             • Fazer constantes pesquisas para se aprimorar e atualizar.

Reflexão:

- Que outras atividades fazem parte do ministério da coordenação?

- Como fazer do ministério da coordenação uma fonte de espiritualidade e de serviço à catequese, pastoral, grupo ou movimento?
- Que caminhos as coordenações precisam percorrer para a dinamização da Catequese, pastorais, grupos e movimentos na comunidade?


As pastorais, movimentos e grupos nos últimos anos deram passos significativos. Em toda parte percebe-se um fervilhar de novas experiências e métodos mais adequados que nos orientem na caminhada. Este processo de renovação depara-se com alguns desafios: Não pode ser uma simples iniciativa baseada na boa vontade, na improvisação. Disso decorre a necessidade de pensar, organizar e atualizar, buscar novos rumos, animar os membros, criar um clima humano-afetivo. Surge assim a missão do coordenador do qual depende em grande parte a dinâmica e a renovação da catequese numa comunidade.
“A atividade pastoral não pode processar-se às cegas. O apóstolo não corre em busca do incerto, nem golpeia no ar.” (Paulo VI)
Coordenação vem da palavra “co-ordinatione” que significa “dispor certa ordem ou método”, organizar o conjunto, por em ordem o desconjunto”. É uma “co-operação”, uma ação de “co-responsabilidade entre os iguais”. A coordenação promove a união de esforços, de objetivos comuns e de atividades comunitárias, evitando o paralelismo , o isolamento na ação catequética. A coordenação tem por finalidade criar relações, facilitar a participação, desenvolver a sociabilidade, levar à cooperação, comprometer na co-responsabilidade, realizar a interação e tornar eficaz o conjunto da caminhada.
Para essa missão se requer um trabalho de grupo, e não de uma só pessoa.
A caminhada cristã renova-se mais rapidamente, especialmente no mundo urbano, quando uma comunidade investe na equipe de coordenação e esta assume sua missão articuladora, animadora.

Nesse sentido o MINISTÉRIO DA COORDENAÇÃO reveste-se de uma mística, de uma espiritualidade, de uma missão. Coordenar é integrar animar, avaliar, revisar, celebrar, incentivar a caminhada da catequese.O ministério da coordenação é o serviço que mantém viva a caminhada em sintonia com as opções diocesanas, paroquiais, e segundo as exigências de uma vida renovada. E o coordenador encontra seu modelo, sua inspiração e a fonte de graça para exercer seu ministério na Pessoa de Jesus.
Sabemos que Jesus Cristo não quis assumir sua missão sozinho. Fez-se cercar do grupo dos doze (Mc 3,13). Com eles vai criando sua comunidade. Os Evangelhos nos mostram que várias atitudes de Jesus caracterizam-se por um amor cordial e concreto pelas pessoas. Vejamos algumas situações:


a) Jesus conhece as pessoas e as aceita como são. Parte daquilo que são os discípulos, e não daquilo que deveriam ser para conduzir cada um a um crescimento cada vez mais profundo (Jo 20,27; Lc 22,61; Lc 24, 13-35).

b) Jesus exerce sua autoridade com caridade. É aquele que serve ( Jo 13,1-20). “ Eu não vim para ser servido, mas para servir” (Mc 10,45). Para Jesus, todos têm uma caminhada a fazer, uma conversação a realizar, uma esperança a construir. A grande norma do grupo é o mandamento do amor.

c) Jesus situa-se dentro da comunidade e a dirige com amor. A presença de Jesus é viva no meio da comunidade. Ensina a partilhar e ser solidário em tudo (Jo 6,1-15).


d) Jesus fala da necessidade de sua paixão e convida seus discípulos a partilhar sua Cruz, vivida e assumida na fé e na esperança, porque passando por ela constrói-se o Reino (Lc 9, 22-26).



e) Jesus criou uma comunidade para a Missão. A comunidade é um caminho de crescente fraternidade e abertura para a missão. O apóstolo Paulo nos alerta (Rm 12, 9-21) para que tenhamos os mesmos sentimentos de Jesus Cristo. Isto é, que a nossa missão de coordenadores não seja uma forma de vanglória e nem um fardo nos ombros dos outros, mas que seja uma continuidade da missão de Jesus Cristo na edificação do Reino.                                                                      
                                                                                                                   Fonte: Internet
Pascom Paroquial

sábado, 13 de novembro de 2010

Missa Semanal - Comunidade São Pe Pio de Pietrelcina

A paz de Cristo e o amor de Maria!
Olá irmãos e irmãs em Cristo!

Fruto da  Paróquia - A Igreja viva se constroi com oração e ação

Para alegria dos moradores do  Loteamento Santa Lúcia e Conj Cambuci é definitivo. Aos sábados, apartir do dia 13 de novembro de 2010, será realizada a Celebração Eucarísica  no espaço do Colégio Virtual. Espaço esse gentilmente cedido pela diretora do colégio - Márcia Teresa Matos - a quem toda a comunidade agradece e coloca nas orações. Pe Elison Silva, pároco, celebrou a 3ª Missa nesta comunidade consagrada a São Pe Pio de Pietrelcina. 
A Paróquia ao ser criada recebeu em sua área pastoral as comunidades de São Sebastião - Aeroclub e Nossa Senhora Aparecida - Nações Unidas. E em menos de um ano de vida de Paróquia, o pároco viu a necessidade de criar novas comunidades. A comunidade de São Pe Pio - Loteamento Santa Lúcia é fruto desse trabalho.
Fez-se presente as Clarentianas: Irmã Maria José e Irmã Luiza.
Ao término da Celebração o padre deu a bênção no colégio.
"Antes de pensarmos em ter Igreja de tijolos, pensemos e nos tornemos Igreja Viva" Pe Elison
A comunidade com o coração transbordando de alegria convida a todos a participar aos sábados às 17h30 no Colégio Virtual da Santa Missa.


Sempre se mantenha unido a Santa Igreja Católica, porque somente ela pode salvar-te, porque somente ela possui o Jesus Sacramentado, que é o verdadeiro príncipe da paz». Padre Pio.

Pascom Paroquial



sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Partilhar é somar

A paz de Cristo e o amor de Maria!!
Olá irmãos e irmãs em Cristo.

Que maravilha é falar e ser de Deus! O BLOG  da  Paróquia  conta com a colaboração de mais uma pessoa inspirada pelo Espírito Santo, e que vai nos ajudar a meditar e viver melhor os sinais do Senhor. Quando se para e pensa, o que se pode ganhar com a PARTILHAR(?) Várias ideias podem vim a mente e uma será sempre a mais simples e verdadeira: PARTILHAR é SOMAR.
Seja bem vindo irmão Rodrigo Rosa  "São Judas Tadeu" - nick.
A Pascom agradece a Bruno Batista e Nilo Oliveira - colaboradores que preparam com carinho e fé diversos temas de (in)formação para os que visitam o BLOG.
E comunica que em breve Padre Elison está sem postagens atuais devido atividades pastorias mas em breve estará postando.
A Pascom agradece também a todos que aqui passam e deixam recados, orações e material para serem postados. Contamos com vocês!! Enviem material  para  o Informativo Paroquial, site e blog.
É uma alegria contar com sua participação (grupos/pastorais e movimentos que formam a Paróquia de Nossa Senhora das Dores - Santa Lúcia)

Até a próxima!
Pascom

Seja bem vinda Kyara

A paz de Cristo e o amor de Maria!!
Olá irmãos e irmãs em Cristo.

É com imensa alegria que venho comunicar o nascimento de uma linda menina, filha de Bruno Batista nosso colaborador e autor no Blog. Que Deus os abençõem e faça reinar a felicidade neste lar.
Parabéns papai Bruno e mamãe Aline.

Caros,
Venho com muita alegria comunicar o nascimento da minha filha Kyara.
Ela nasceu dia 5-11-10 as8:10min com 2,9 Kg e 48cm, Ocorreu tudo bem graças a DEUS.

Atenciosamente.
Bruno.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

TOCAR e CANTAR na SANTA MISSA

A paz de Cristo e o amor de Maria!!
Olá irmãos  e irmãs em Cristo!

É tão distante falar que "hoje eu vou tocar na missa".  Parece mesmo que estou indo para um concerto, para um show, prestar um favor para a Igreja. O ideal seria "tocar a Missa". O Ministro de música faz parte da celebração. Ele não é um mero espectador.
E a Missa, a celebração da Missa é o momento de maior intimidade com O Senhor. É o encontro das  Igrejas  Militante, Padecente e Triunfante. É o nosso encontro com O Senhor Vivo.
Esta dimensão de "tocar a missa" é valiosa e faz-nos mergulhar no profundo do Mistério. Boa Missa.


REGRA DE OURO.
Toque e cante músicas que o povo conheça. O excesso de arranjos "maravilhosos" ,muitas vezes atrapalha o canto e todos se perdem, durante a celebração.

1) CONHECER A LITURGIA.
Você precisa saber bem a respeito do Sacrifício da Santa Missa; conhecê-la parte por parte e entender os seus significados. Por exemplo, na hora do ato penitencial, a canção escolhida deve ser de entronização, que conduza as pessoas a um ato profundo de contrição. Esta música deve ser "fácil" do povo cantar.

2) SABER AS LEITURAS DO DIA.
É imprescindível que o ministério que tocará na Missa saiba com antecedência as leituras que serão proclamadas, em especial o Evangelho. A partir do Evangelho, escolha músicas que estejam em acordo com todo o andamento da Missa.

3) TEMPO LITÚRGICO. 
Qual tempo litúrgico a Igreja está vivendo? O Advento, Tempo Pascal, Natal, Tempo Comum...? As músicas precisam estar em sintonia com cada Tempo Litúrgico. Na Quaresma, por exemplo, não se canta o Glória, nem se canta Aleluia... É preciso estar atento a tudo isso.

4) SOM AMBIENTE.
O áudio (som) deve estar na altura certa e observando a quantidade de pessoas dentro da Igreja. Se for uma missa de juventude, você pode trabalhar melhor as canções e, quem sabe, até colocar arranjos mais elaborados. Se for uma missa com pessoas mais idosas, não é natural querer tocar guitarra e bateria estrondorosamente. Tenha discernimento quanto ao som e a acústica da sua paróquia ou local da celebração. Outra coisa: pare de brigar com o "retorno".

5) CAMPANHAS DA FRATERNIDADE.
A CNBB lança todos os anos canções com temas específicos. Gostando você ou não, estas canções apontam para uma necessidade que o Brasil está vivendo naquele momento. É um tempo em que toda a Igreja do Brasil vive em unidade musical. É interessante pensarmos neste tipo de unidade.

6) OBEDIÊNCIA AO SACERDOTE. 
Não brigue com seu padre. Dialogue e obedeça nas horas em que vocês discordarem. Lembre-se que o foco central de nosso ofício na Missa é Jesus, e o povo de Deus é quem deve ser atingido. "Brigas de galo" durante a celebração só mancha mais ainda a liturgia. Não seja otário e saia correndo da missa,na hora que o padre disse para você abaixar o som. Educação, fineza e discernimento são essenciais para o amadurecimento de seu Ministério.

7) AMBIENTALIZAÇÃO.
Não fique afinando seu instrumento 10 minutos antes da missa começar. Isso é muito irritante. Se os santos pudessem descer do altar e conversar com os guitarristas diriam: "que chato, pare!" . É feio observar paróquias em que o ministério de música afina violão e bateria na hora em que o povo está chegando. É uma situação bastante desagradável. As pessoas que chegarem na Igreja, precisam desde o início,  perceber a Graça de Deus. O ambiente deve ser propício à oração e calmaria. Não a desordem.  

8) SILÊNCIO E ATENÇÃO. 
Não fique andando durante a missa, nem fique tagarelando, falando sobre notas, cifras, mudanças de tonalidades... tudo isso deve ser combinado antes da missa iniciar. Combine também alguns sinais entre os músicos para que fique mais fácil uma rápida comunicação. A imaturidade de alguns músicos os levam a cometer verdadeiras bobagens durante a missa como ficar rindo entre si, melindres, sinaizinhos engraçados. Os ministros são co-responsáveis pela atmosfera de paz e sossego, durante a Missa.

9) ENSAIO.
Ensaie para a missa. Não improvise.

10) TENHA ZELO E SELECIONE BEM AS MÚSICAS. 
Cuidado com músicas folclóricas, ou de cunho popular durante a missa. Tenha zelo. Procure tocar somente canções feitas para a missa. Os domínios populares, muitas vezes são hereges e pagãos. O Espírito Santo nos músicos é bem criativo; não precisa pegar música de gente famosa pra chamar atenção.

11) ESCOLHA O TOM QUE TODOS CONSIGAM CANTAR.
Toque no tom certo para todos, e não só para você. É o povo quem deve cantar e participar. Peça para Deus o talento de envolver as pessoas na música que você está tocando e cantando. Cuidado com o tom alto da música. Não é só porque a mocinha bonitinha de seu ministério canta bem que a paróquia toda tem que ouvi-la se "esguelar".

12) CATIVE E ENSINE O POVO.
Se for possível, ensine canções novas para o povo. E mais, cative o povo! Os que ali entrarem precisam perceber a Presença Santificante de Deus também no ministério de música, e se sentirem mais próximos do próprio ministério. Cultive a unidade, a fraternidade e a amizade entre seu ministério e o povo. Nada de estrelismos, de cara-virada... Seja amigo de seu povo. A assembléia precisa perceber que o ministério não é fechado em si mesmo, mas está ali para ornar a liturgia e servir ao povo de Deus.

13) CONDUZA À ORAÇÃO E PREPARAÇÃO.
Na hora em que as pessoas estiverem chegando, combine com seu padre se vocês podem tocar algumas músicas em som ambiente. Toque músicas que conduzam o povo ao silencio e à oração, e não o "super hit's" do momento. Prepare o coração do povo para a Missa.

14) ORAÇÃO E INTIMIDADE.
Reze antes de tocar. Não se ache capaz de tudo... Nós somos provas de que a oração muda o jeito que as pessoas recebem nossas canções. Através da oração, peça ao Senhor que suas músicas se tornem vida em abundância para o povo. Você perceberá como as pessoas serão tocadas e chegarão mais próximas de Deus quando perceberem que você e seu ministério são bem próximos de Deus.

terça-feira, 2 de novembro de 2010

02 de Novembro/10 - Comemoração dos Fiéis defuntos

A paz de Cristo e o amor de Maria!!
Olá irmãos e irmãs em Cristo!

CHAMADOS  A  PLENITUDE  DA  VIDA!!

A memória  da  ressurreição presente no cristianismo convoca-nos à esperança na vitória da Igreja, na comemoração dos fiéis falecidos, quer nos incentivar a enfrentar com coragem nossa realidade mortal. O amor de Deus que nos criou, não nos deixa entregues à morte e à corrupção, mas por Jesus comunica-nos a vida plena.
DEUS  CONOSCO - dia a dia
"A morte é o caminho e não o fim." Pe Elison Silva
Nesta terça-feira, 02, na Paróquia foi celebrada a Santa Missa nos seguintes horários.
6h - Igreja Matriz  de Nossa Senhora das Dores
7h30min - Comunidade de São Sebastião
10h - Comunidade de São Pe Pio de Pietrelcina
17h - Comunidade de Nossa Senhora Aparecida
19h30min - Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores





LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...