sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

A PASCOM conta com VOCÊ!

A paz de Cristo  e o amor de Maria!
Olá irmãos e irmãs em Cristo!




Pastoral da Comunicação
Pastoral da Comunicação é comunhão, é o elo de ligação entre todos os eventos, pastorais, movimentos, associações que tem na comunidade.
Ela é o que dá comunhão, pulsação nas atividades e na existência da comunidade. É a presença efetiva de toda a comunidade em todo e qualquer evento.

A Pascom utiliza-se de todos os meios de comunicação disponíveis e acessíveis ao maior númeor de pessoas possível: Um jornal, um boletim, um mural, página de Internet, etc.
A Pascom deve facilitar a divulgação das atividades paroquiais dentro e fora dela e dos eventos entre as pastorais. É um dos mais eficientes recursos para levar a Boa Nova a todos, sem distinções, separações, medos ou preconceitos. Tem uma responsabilidade muito grande: é a poderosa solução para a necessidade urgente de conversão e evangelização.
A PASCOM PAROQUIAL caminha junto com você, paroquiano de Nossa Senhora das Dores. Ajude-nos também a evangelizar!!
Mande material de sua comunidade( São Sebastião, Nossa Senhora Aparecida e São Pio), analisaremos e publicaremos. Usamos como meios de evangelização SITE< INFORMATIVO IMPRESSO < BLOG todos inspirados na PALAVRA de DEUS. 
Agradecemos desde já! 
PASCOM  PAROQUIAL

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Papa faz alerta sobre risco de alienação das redes sociais

A paz de Cristo e o amor de Maria
Olá irmãos e irmãs em Cristo!


CIDADE DO VATICANO (Reuters) - O Papa Bento 16 expressou aprovação condicional às redes sociais na segunda-feira, elogiando seu potencial mas alertando que amizades online não servem como substituto para contato humano real.
O pontífice de 83 anos, que não tem conta no Facebook, expressou suas opiniões em uma mensagem com um título sério, que poderia funcionar como um tweet: "Verdade, proclamação e autenticidade da vida na era digital."
Ele afirmou que as possibilidades das novas mídias e redes sociais oferecem "uma grande oportunidade", mas alertou sobre os riscos de despersonalização, alienação, falta de autocrítica e sobre o perigo de ter mais amigos virtuais que reais.
"É importante lembrar sempre que o contato virtual não pode e não deve substituir o contato humano real com as pessoas, em todos os níveis de nossas vidas", disse o Papa em mensagem no Dia Mundial da Comunicação da Igreja Católica.
Ele pediu aos usuários de redes sociais para se perguntarem quem são seus vizinhos nesse novo mundo e para que evitem o risco de disponibilidade permanente online acompanhada de "menor presença diante daqueles a quem encontramos em nossa vida cotidiana".
Os vastos horizontes das novas mídias "exigem urgentemente uma séria reflexão sobre a importância da comunicação na era digital", disse.
O papa não mencionou qualquer site ou aplicativo social específico, mas ao longo da mensagem usou frequentemente termos como "compartilhar", "amigos" e "perfis".
Disse também que as redes sociais podem ajudar "o diálogo, o intercâmbio, a solidariedade e a criação de possíveis relacionamentos", mas acrescentou diversos alertas.
"Entrar no ciberespaço pode ser sinal de uma busca autêntica de encontros pessoais com os outros, desde que as pessoas fiquem atentas e evitem perigos como o de se encerrarem em uma espécie de existência paralela, ou de o exposição excessiva ao mundo virtual", disse.
"Na busca de compartilhamento, de 'amigos', há o desafio de ser autêntico e fiel, e de não ceder à ilusão de construir um perfil público artificial", afirmou.

FESTA DE SÃO SEBASTIÃO - 2011

A paz de Cristo e o amor de Maria!
Olá irmãos e irmãs em Cristo.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

FESTA DE SÃO SEBASTIÃO - 2011

A paz de Cristo e o amor de Maria!
Olá irmãos e irmãs em Cristo.

Inicio da Festa em honra a São Sebastião na comunidade Nuporanga.
ÀS 19h Procissão da Bandeira até a Capela de São Sebastião. 
Às 19h30 Santa Missa presidida por Pe Elison Silva e co-celebrante Pe Aloisio (Paróquia de São Paulo Apóstolo). Bênção do Presbitério.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

FESTA DE SÃO SEBASTIÃO - 2011

A paz de Cristo e o amor de Maria!
Olá irmãos e irmãs em Cristo!


Viva São Sebastião!!
Convido-os a participar da festa de São Sebastião que é padroeiro da comunidade Nuporanga em nossa Paróquia. Programação na página da FESTA De SÃO SEBASTIÃO.
DIA  20 de  Janeiro - São Sebastião

São SebastiãoO santo de hoje nasceu em Narbonne; os pais eram oriundos de Milão, na Itália, do século terceiro. São Sebastião, desde cedo, foi muito generoso e dado ao serviço. Recebeu a graça do santo batismo e zelou por ele em relação à sua vida e à dos irmãos.

Ao entrar para o serviço no Império como soldado, tinha muita saúde no físico, na mente e, principalmente, na alma. Não demorou muito, tornou-se o primeiro capitão da guarda do Império. Esse grande homem de Deus ficou conhecido por muitos cristãos, pois, sem que as autoridades soubessem – nesse tempo, no Império de Diocleciano, a Igreja e os cristãos eram duramente perseguidos –, porque o imperador adorava os deuses. Enquanto os cristãos não adoravam as coisas, mas as três Pessoas da Santíssima Trindade.

Esse mistério o levava a consolar os cristãos que eram presos de maneira secreta, mas muito sábia; uma evangelização eficaz pelo testemunho que não podia ser explícito.

São Sebastião tornou-se defensor da Igreja como soldado, como capitão e também como apóstolo dos confessores, daqueles que eram presos. Também foi apóstolo dos mártires, os que confessavam Jesus em todas as situações, renunciando à própria vida. O coração de São Sebastião tinha esse desejo: tornar-se mártir. E um apóstata denunciou-o para o Império e lá estava ele, diante de um imperador muito triste, porque era uma traição [ao Império]. Mas ele deixou claro, com muita sabedoria, auxiliado pelo Espírito Santo, que o melhor que ele fazia para o Império era esse serviço; denunciando o paganismo e a injustiça.

São Sebastião, defensor da verdade no amor apaixonado a Deus. O imperador, com o coração fechado, mandou prendê-lo num tronco e muitas flechadas sobre ele foram lançadas até o ponto de pensar que estava morto. Mas uma mulher, esposa de um mártir, o conhecia, aproximou-se dele e percebeu que ele estava ainda vivo por graça. Ela cuidou das feridas dele. Ao recobrar sua saúde depois de um tempo, apresentou-se novamente para o imperador, pois queria o seu bem. Evangelizou, testemunhou, mas, dessa vez, no ano de 288 foi duramente martirizado.

São Sebastião, rogai por nós!



ORAÇÃO  DE  SÃO  SEBASTIÃO

Ó glorioso  São  Sebastião  que  fostes
Tão  corajoso  em  viver
Como cristão  num meio tão  adverso à fé,
alcançai-nos de Deus,
Por Jesus Cristo, a graça de uma fé ardente,
Corajosa e destemida nas adversidades e,
Que possamos, unidos a Cristo
Pela graça, dar testemunho daquilo que
Professamos em nosso batismo.
Por Cristo Nosso Senhor, na unidade
Do Espírito Santo. Amém.

Papa João Paulo II - Será Beatificado

A paz de Cristo e o amor de Maria!
Olá irmãos e irmãs em Cristo.

Quanta alegria é para nós, cristãos, essa notícia que o santo padre Papa Bento XVI trouxe-nos esse mês de Janeiro de 2011. Rezemos mais pelas vocações sacerdotais e religiosas. Que a graça de Deus esteja com cada ser que habita a terra. Amém.



Papa João Paulo II será beatificado em maio




joao_pauloII

Nesta sexta-feira, 14, o papa Bento XVI aprovou a publicação do decreto que comprova um milagre atribuído à intercessão de João Paulo II. A beatificação está marcada para 1º de Maio, domingo da Divina Misericórdia.
A data escolhida para a beatificação recorda a celebração litúrgica mais próxima da morte de João Paulo II, que faleceu na véspera da festa da Divina Misericórdia.
O milagre, agora confirmado, refere-se à cura da freira francesa Marie Simon Pierre, que sofria da doença de Parkinson. A religiosa pertence à congregação das Irmãzinhas das Maternidades Católicas e trabalha em Paris, França, tendo superado, em 2005, todos os sintomas da doença de que sofria há quatro anos.
Segundo o cardeal Prefeito da Congregação das Causas dos Santos, dom Ângelo Amato, o decreto sobre a cura da irmã Marie Simon é o que terá mais ressonância na Igreja Católica e no mundo.
No dia 13 de Maio de 2005, apenas quarenta e dois dias após a morte de João Paulo II, o papa Bento XVI anunciou o início imediato do processo de canonização de Karol Wojtyla, dispensando o prazo canônico de cinco anos para a promoção da causa. Ainda em dezembro de 2009, o atual Papa assinou o decreto que reconhece as “virtudes heróicas” de Karol Wojtyla, primeiro passo para a beatificação.
João Paulo II foi papa entre 16 de outubro de 1978 e 2 de abril de 2005, quando faleceu após mais de 25 anos como Sucessor de São Pedro.

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

TRABALHO VICENTINO: UM ATO DE CARIDADE

A Paz de Cristo e o amor de Maria!!
Olá irmãos e irmãs em Cristo.


TRABALHO VICENTINO: UM ATO DE CARIDADE

Olá pessoas... Meu nome é Roberta, faço parte da Conferência Nossa senhora das Dores da nossa Paróquia e vim aqui falar pra vocês um pouco do nosso trabalho.
A Sociedade São Vicente de Paulo ou SSVP começou quando um jovem chamado Antônio Frederico Ozanam sentiu vontade de ajudar as pessoas em seu país – França. E como patrono oficial da SSVP foi escolhido São Vicente de Paulo, um homem que inicialmente tornou-se padre para ser um rico e no final tinha uma missão – ajudar os pobres e principalmente crianças carentes.
O Brasil é o país onde se tem mais conferências vicentinas (grupos de pessoas que se reúnem para exercer a caridade). Na nossa Paróquia temos o total de três conferências: Conferência Nossa Senhora das Dores (a mais antiga), Conferência Nossa Senhora de Fátima e Conferência São Sebastião.
De um modo geral, o objetivo da SSVP é ajudar pessoas necessitadas com alimento material e espiritual. Todos os meses são destinados as famílias que ajudamos (chamadas famílias assistidas) uma cesta básica e sempre procuramos fazer evangelizações nas casas dessas famílias.
O trabalho vicentino é muito “silencioso”, pois o que importa é a ação e evangelização com as famílias necessitadas. A SSVP conta com obras assistenciais que buscam ajudar a sociedade civil de um modo geral. Em Alagoas, contamos com o Abrigo São Vicente de Paulo, localizado no Centro, que cuida de idosos que foram esquecidos pelas suas famílias; também temos em União dos Palmares, o Hospital São Vicente de Paulo e o Abrigo Santo Antônio.
As pessoas que fazem parte das conferências são chamadas pelo espírito de caridade que há nas mesmas. E quem pensa que a SSVP só tem pessoas idosas, está redondamente enganado. A Sociedade conta com uma comissão de Jovens e de crianças que busca criar conferências para que seja trabalhado o espírito vicentino nos mesmos, pois é como dizem, as crianças e os jovens são o futuro do amanhã!
Quero aproveitar este momento para fazer um convite:   A conferência Nossa Senhora das Dores se reúne aos Sábados das 18 as 19 horas no Salão Paroquial.
Bom pessoal é isso aí. Espero que tenham gostado. Bjos e até a Próxima.
LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO!
http://www.youtube.com/watch?v=D0UPECqlk5Y&feature=player_embedded
Site da SSVP oficial: http://www.ssvpbrasil.org.br/
 Roberta Cristina Fialho Omena

domingo, 2 de janeiro de 2011

Anúncio das Solenidades Móveis de 2011

A paz de Cristo e o amor de Maria!
Olá irmãos e irmãs em Cristo.


ANÚNCIO DAS SOLENIDADES MÓVEIS DE 2011

(a ser proclamado na Solenidade da Epifania)


Irmãos caríssimos,
a glória do Senhor manifestou-se,
e sempre há de manifestar-se no meio de nós
até a sua vinda no fim dos tempos.
Nos ritmos e nas vicissitudes do tempo
recordamos e vivemos os mistérios da salvação.
O centro de todo o ano litúrgico
é o Tríduo do Senhor crucificado, sepultado e ressuscitado,
que culminará no Domingo de Páscoa,
este ano a 24 de abril.
Em cada Domingo, Páscoa semanal,
a Santa Igreja torna presente este grande acontecimento,
no qual Jesus Cristo venceu o pecado e a morte.
Da celebração da Páscoa do Senhor
derivam todas as celebrações do Ano Litúrgico:
as Cinzas, início da Quaresma, a 9 de março;
a Ascensão do Senhor, a 5 de junho;
Pentecostes, a 12 de junho;
o primeiro Domingo do Advento, a 27 de novembro.
Também nas festas da Santa Mãe de Deus,
dos Apóstolos, dos Santos
e na Comemoração dos Fiéis Defuntos,
a Igreja peregrina sobre a terra
proclama a Páscoa do Senhor.
A Cristo, que era, que é e que há de vir,
Senhor do tempo e da história,
louvor e glória pelos séculos dos séculos.
Amém.
Augusto Feitosa
Pascom Paroquial

Solenidade da Epifania do Senhor - 02 de jan/2011

A paz de Cristo e o amor de Maria!
Olá irmãos e irmãs em Cristo.


SOLENIDADE DA EPIFANIA DO SENHOR
HOMILIA DE PE. ELISON SILVA DOS SANTOS
SANTA LÚCIA, MACEIÓ, ALAGOAS, DOMINGO 02 DE JANEIRO DE 2011.

Caríssimos irmãos,
  A Epifania teve suas origens no Egito. Era uma festa pagã na qual se celebrava a vitória da luz sobre as trevas. A liturgia cristã a incorporou ao seu calendário, sobretudo, porque o Nascimento do Salvador diz respeito exatamente à vitória da luz sobre a escuridão, à retirar-nos da escuridão que nos afasta dos planos de Deus. A Primeira leitura e o Evangelho dão especial ênfase a este sinal da chegada de Deus-menino.
  A Primeira Leitura descreve como que uma visão do profeta Isaías. Diante da decadência, da humilhação, das ruínas da Cidade Santa; ele a vê em tempos de glória profetizando, assim, a alvorada de um novo dia. O Primeiro raio de sol que ilumina Jerusalém é um alívio para a escuridão dos tempos de ruína e de luto. Dessa forma, o Profeta convida este povo a se desfazer das marcas de sofrimento, a enxugar as suas lágrimas para abraçar a verdadeira felicidade.
  O Evangelho também se enche de simbologia para anunciar este momento de grandeza de Deus. A estrela que os Magos seguiram é um desses símbolos. Nos tempos antigos, acreditava-se que, quando uma pessoa com uma grande missão nascia, aparecia uma estrela no céu. Os Magos souberam interpretar esse sinal e o seguiram a fim de adorar o verdadeiro Senhor. Assim também nós deveríamos interpretar os sinais dos tempos e, como os Magos, convertendo o nosso coração, adorar o Senhor da vida e história.
  Se lermos os capítulos 22-24 do livro dos Números, encontraremos a história de Balaão. Balaão era exatamente como os Magos que foram adorar Jesus. Certo dia, ele fez uma profecia importante. Disse: "Eu o vejo e não é um acontecimento que virá em breve. Eu o sinto, mas não está perto: uma estrela da estirpe de Jacó, um Reino, nascido de Israel se levanta... Alguém sai de Jacó e vai dominar os seus inimigos." (Núm. 24, 17.19) Desde então, os israelitas começaram a aguardar com ansiedade o despontar desta estrela que não é senão o próprio Messias. A estrela que os Magos reconheceram e adoraram é, portanto, o próprio Jesus.
 Relacionando o Evangelho à Primeira leitura veremos, nesta última, o profeta que ver a luz do Senhor brilhar e ver, também, todas as nações a caminho de Jerusalém para oferecer seus dons, suas vidas. Os Magos ao verem a estrela, a luz em meio às trevas fizeram a mesma coisa. Ofereceram ao Menino envolto em faixas tudo que lhe era mais precioso: Ouro, Incenso e Mirra. E nós, o que oferecemos a Deus? Será que temos oferecido tudo que há de mais precioso em nós e em nossas vida para aquele que tudo é? Ninguém é tão rico que não precise de nada. Nem tão pobre que nada tenha a oferecer.
 Amém.

Augusto Feitosa
Pascom  Paroquial

Solenidade da Mãe de Deus - TEOTOKOS

A paz de Cristo e o amor de Maria!
Olá irmãos e irmãs em Cristo

Dia 01 de janeiro de 2011


Celebramos Nossa Senhora, a Santa Mãe de Deus.

  A Santa Igreja saúda o ano novo celebrando a Santa Mãe de Deus, Nossa Senhora. Não se trata exatamente de celebrar o ano que nasceu, mas de prolongar a alegria do Natal do Senhor. Durante oito dias, na liturgia, celebramos - como se fosse um só dia - o Nascimento do Salvador. Esse período de festa culmina na Solenidade da Santa Mãe de Deus, que celebramos suas vésperas no dia 31 e mais solenemente do dia 1º de janeiro. É uma ótima imagem para abrir o ano, contemplar a Virgem Santíssima naquele que pode ser o maior de seus títulos Mãe de Deus porque é Mãe do filho de Deus, Jesus, - que é Deus com o Pai e o Espírito Santo - nossa Mãe. Ela é Mãe de Deus, mas não é deusa porque não gerou o próprio Deus mas Deus quis se precisar de uma mãe para encarnar totalmente a nossa humanidade.
  O primeiro dia do ano foi dedicado a muitas comemorações pelo mundo inteiro, inclusive pelos cristãos. Nós recordamos, em especial, a Santa Mãe de Deus e não somente por este título hoje a veneremos como Rainha da Paz, Mãe do Príncipe da Paz. Recordamos também a circuncisão do Menino-Deus, cerimônia especialmente importante para os Judeus. Celebramos, ainda, o Dia Mundial da Paz. Mas, o que se quer pedir mesmo neste 1º de janeiro é a bênção do Senhor para o inicio de ano. Celebramos a Virgem como um modelo de mulher que nos aponta Jesus, adoramos a fragilidade do Deus forte, pedimos a paz para nossos lares numa tentativa de converter o nosso coração neste novo ano.
  As leituras desta missa refletem, portanto, a variedade de temas. Na 1ª leitura, podemos dar especial ênfase a Bênção de Deus e aplicá-la a nós ou ainda observarmos, no Evangelho, com maior atenção a Virgem como modelo de todas as Mãe. Ainda em outra tentativa nos atermos a paz de que fala a 1ª leitura e o Evangelho, a nossa filiação divina como fala a 2ª leitura e, de modo especial, o nosso assombro diante do tão grande amor de Deus ainda no Evangelho. Com tantos significados para este dia, que lição levamos para nossa vida em 2011?

Augusto Feitosa
Pascom Paroquial

Confraternização da Arquidiocese de Maceió/AL

A paz de Cristo e o amor de Maria!!
Olá irmãos e irmãs em Cristo.


Sagrade Família - Dia 26 de dez 2010

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...