quarta-feira, 29 de junho de 2011

Salve São Pedro!!

"Paróquia de Santa Terezinha do Menino Jesus"







São Pedro, o Apóstolo e o pescador do lago de Genezareth, cativa seus devotos pela história pessoal. Homem de origem humilde, ele foi Apóstolo de Cristo e depois encarregado de fundar a Igreja Católica, tendo sido seu primeiro Papa.
Considerado o protetor das viúvas e dos pescadores, São Pedro é festejado no dia 29 de junho, com a realização de grandes procissões marítimas em várias cidades do Brasil. Em terra, os fogos e o pau-de-sebo são as principais atrações de sua festa.
Depois de sua morte, São Pedro, segundo a tradição católica, foi nomeado chaveiro do céu. Assim, para entrar no paraíso, é necessário que o santo abra suas portas. Também lhe é atribuída a responsabilidade de fazer chover. Quando começa a trovejar, e as crianças choram com medo, é costume acalmá-las, dizendo: "É a barriga de São Pedro que está roncando" ou "ele está mudando os móveis de lugar".

No dia de São Pedro, todos os que receberam seu nome devem acender fogueiras na porta de suas casas. Além disso, se alguém amarrar uma fita no braço de alguém chamado Pedro, ele tem a obrigação de dar um presente ou pagar uma bebida àquele que o amarrou, em homenagem ao santo.

Acalanto de São Pedro

Acordei de madrugada,

fui varrê a Conceição.

Encontrei Nossa Senhora

com dois livrinhos na mão.

Eu pedi um pra ela,

ela me disse que não;

eu tornei a lhe pedir,

ela me deu um cordão.

Numa ponta tinha São Pedro,

na outra tinha São João,

no meio tinha um letreiro

da Virgem da Conceição.

A festa de São Pedro Em homenagem ao santo, acendem-se fogueiras, erguem-se mastros com sua bandeira e queimam-se fogos; porém, a noite de 29 de junho não é tão empolgante quanto a animação verificada na festa de São João.
Também se fazem procissões terrestres, organizadas pelas viúvas, e fluviais, pois, como vimos, São Pedro é o protetor dos pescadores e das viúvas. Em várias regiões do Brasil, a brincadeira mais comum na festa é a do pau-de-sebo.
Embora São Paulo também seja homenageado em 29 de junho, ele não é figura de destaque nas festividades desse mês.

domingo, 26 de junho de 2011

Formação para novos e antigos Ministros Extraordinários da Eucaristia

A paz de Cristo e o amor de Maria!
Olá Irmãos e irmãs em Cristo.

Todo quarto domingo do mês, apartir de hoje, é dedicado a Formação dos Ministros.
A Irmã Salete assessorou a formação de hoje - Espiritualidade dos Ministros. Pe Elison se fez presente a maior parte do encontro. A finalização dessa manhã de descobertas e felicidade foi encerrada diante do Senhor Sacramentado,Nosso Deus amado! 
Aos  que  já  exerciam esse  Ministério, Deus os abençõe e os fortaleça na caminhada.
Aos  que  estão sendo convidados a participar, sejam bem vindos!! Jesus te olha com carinho!!

sábado, 25 de junho de 2011

Triduo da Santíssima Eucaristia 2011.4

A paz de Cristo e o amor de Maria!
Olá irmãos e irmãs em Cristo.
OBS: Os dias do triduo estão no Marcador "Triduo" - ao lado direito do blog, ou abaixo dessa postagem. Espero que gostem!! Até breve!!

Quarto dia de Tríduo Eucarístico aconteceu na Igreja Matriz da Paróquia. Iniciando às 6h30 com Oração da Manhã (LAUDES) e seguido de Missa Solene às 7h, presidida por Pe. Elison Silva.
Após Santa Missa uma linda PROCISSÃO Solene pelas ruas do bairro e em seguida Adoração na Igreja ao Ss. Sacramento - Oração pelos sacerdotes e pelas Vocações. Ás 12h a Bênção Do Ss Sacramento.
No Salão Paroquial foi organizado um leve café da manhã para os fiéis que estavam desde cedinho na Matriz. Agradecemos a todos que estavam conosco e o Senhor nessa linda festa de amor e fé. A tarde alguns paroquianos foram a Procissão nas ruas do Centro de Maceió com Dom Antônio Muniz.
A Comunidade responsável foi Nossa Senhora das Dores - Santa Lúcia.
TEMA: Mane Nobiscum Domine
"Permanece conosco, Senhor"Lc 24,29
Tua presença nos é necessária, Senhor!









Triduo da Santíssima Eucaristia 2011.3

A paz de Cristo e o amor de Maria!
Olá irmãos e irmãs em Cristo.

Terceiro dia de Tríduo Eucarístico aconteceu na Igreja Matriz da Paróquia. Iniciando às 19h com Adoração ao Santíssimo Sacramento (Irmã Maria José) e seguido de Santa Missa às 20h, presidida por Pe. Alex Sandro da Silva- Santa Luzia do Norte/AL. A Comunidade responsável foi São Sebastião - Nuporanga.
TEMA: A Eucaristia, princípio e projeto de missão
"Partiram sem demora"Lc 24,33
Deus, e somente Ele nos faça feliz!



Triduo da Santíssima Eucaristia 2011.2

A paz de Cristo e o amor de Maria!
Olá irmãos e irmãs em Cristo.

Segundo dia de Tríduo Eucarístico aconteceu na Igreja Matriz da Paróquia. Iniciando às 19h com Adoração ao Santíssimo Sacramento e seguido de Santa Missa às 20h, presidida por Pe. Elison Silva. A Comunidade responsável foi São Pio de Pietrelcina - Lot Santa Lúcia.
TEMA: A Eucaristia, fonte e epifania de Comunhão
"Um só coração e uma só alma"At 4,32
Ficai conosco, Senhor!!





Triduo da Santíssima Eucaristia 2011.1

A paz de Cristo e o amor de Maria!
Olá irmãos e irmãs em Cristo.

Primeiro dia de Tríduo Eucarístico aconteceu na Igreja Matriz da Paróquia. Iniciando às 19h com Adoração ao Santíssimo Sacramento (Irmã Salete) e seguido de Santa Missa às 20h, presidida por Pe. Valmir Galdino - Messias/AL. A Comunidade responsável foi Nossa Senhora Aparecida - Nações Unidas.
TEMA: A Eucaristia, mistério de Luz
"Reconheceram-no na fração do pão"Lc 24,35
Deus, e somente Ele nos faça feliz!
 
 
 
 
  
 

Nova Equipe da Comissão Episcopal Pastoral para Animação Bíblico-Catequética

Divulgados os nomes dos eleitos para compor a Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética


Dom José Antônio Peruzzo
Bispo de Palmas-Francisco Beltrão-PR
A CNBB divulgou, neste sábado, 25, a lista com os nomes dos bispos eleitos para compor as 12 Comissões Episcopais Pastorais da CNBB. Ao contrário dos presidentes de cada Comissão, que são eleitos pela Assembleia Geral, os membros das Comissões são escolhidos, por eleição, pelo Conselho Permanente.  As eleições foram um dos principais pontos de pauta da primeira reunião do novo Conselho Permanente, na semana passada, dias 15 a 17. Foram escolhidos os bispos para compor outras Comissões e Conselhos que fazem parte da estrutura da CNBB. Há Conselhos e Comissões cujos membros são nomeados pela Presidência.

Dom Paulo Mendes Peixoto
Bispo de São José do Rio Preto-SP

O número de membros de cada Comissão não é o mesmo, variando de três a seis, incluído seu presidente.  
Dom José Antônio Peruzzo, bispo de Palmas-Francisco Beltrão (PR)  e Dom Paulo Mendes Peixoto, bispo de São José do Rio Preto (SP) foram eleitos pelo Conselho Permanente para compor a Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética.


                              


quinta-feira, 23 de junho de 2011

Jesus em nosso meio: A Eucaristia!

A paz de Cristo e o amor de Maria!!
Olá irmãos e irmãs em Cristo.


Pensando na Solenidade de Corpus Christi que celebramos nestes dias quero partilhar com os leitores estas duas "poesias" de minha autoria, sobre o mistério da Eucaristia. Ele está no meio de nós, este anúncio causa grande alegria e esperança. 
Pe. Elison Silva
Administrador Paroquial 



A  EUCARISTIA
A Eucaristia é Cristo que se doa totalmente a nós, se oferece e permanece conosco. É mistério que os olhos não alcançam, mas, é luz a iluminar a nossa existência. Jesus instituiu a Eucaristia em um banquete, ceia pascal. Sinal de alegria e convívio com seus amigos. É alegria que passa pelo caminho da cruz, a  Eucaristia é a oferta memorial do sacrifício de Cristo ao Pai.
Conscientes desta realidade singular queremos fazer comunhão com Jesus, permanecer com Ele, Nele e Ele em nós e consequentemente, partilhar na vida dos irmãos. Quando buscar a Eucaristia? Todos os dias, mais ainda no Dia do Senhor, o Domingo, é o grande dia de nossa Páscoa. A cada dia buscar a Eucaristia, enquanto não se realiza plenamente no "fim da história", a visão perfeita de Cristo tal como Ele É. A Eucaristia quer antecipar o Banquete Celeste, isto nos enche de esperança, dinamismo e alegria.
Da contemplação  do Cristo - Hóstia Viva, nasce a nossa missão: pela intimidade com Jesus somos inflamados do amor que a todos quer abrasar. Anunciamos Jesus, testemunhando e evangelizando pela vida eucaristizada que nos faz participantes de Cristo que se faz altar e alimentos para todos os seus, em todo tempo e lugar, pelos séculos sem fim.
Ficai Conosco, Senhor!
Fazendo de nós discípulos atentos a Tua Palavra abrasadora que desperta-nos, e nos impulsionam para continuarmos a nossa missão, luz do mundo e sal da terra. Gerando em nós comunhão espiritual, presença real, unidade modelada pelo teu Divino Espírito. Estabelecendo laços profundos de amizade sincera e amor recíproco que faz dar passos de qualidade na vida fraterna com os irmãos.
Alimentando-nos de Vosso Corpo numa completa habitação que ultrapassa a razão humana acerca de um Coração Divino. Bebendo Vosso sangue, bebida espiritual, que inebria todo o meu ser e me faz pleno de Tua presença e paz. Formando uma Aliança que descortina os horizontes do tempo, nos compromete com a história e nos  e nos projeta para a eternidade. Realizando em nós os desígnios de tua Salvação que faz de nós Igreja imagem primordial de teu Amor-Doação. Diante da vossa presença queremos:
- Reconhecê-lo ao partir do pão e nos partilhar da vida;
- Contemplar teu Coração Eucarístico encher-se dos frutos de tua morte e ressurreição;
- Adorar-te em espírito e Verdade e jamais cansar de suplicar "Ficai conosco, Senhor!"
Pe. Elison Silva dos Santos

Celebrações II

A paz de Cristo e o amor de Maria!
Olá  irmãos e irmãs em Cristo.

No dia 12 de Jun aconteceu no Ginásio do Sesi - Trapiche  aconteceu  o Encontro de Pentecostes. Toda Igreja em Maceió reunida celebrando e evangelização. A Liturgia nos une  nos faz mais irmãos!

 
 
Dia 13 de Junho - Solene Procissão em honra a Santo Antônio. 
Santo Antônio, rogai por nós!
 
 
Dia 18 de Junho foi celebrada a Santa Missa em nossa Igreja Matriz. O Movimento da Mãe Rainha e vencedora três vezes Admiravel  foi desmembrado da Paróquia de São Paulo Apóstolo. Agora também temos essa linda evangelização em nossa Paróquia.
 
 
 
 

terça-feira, 21 de junho de 2011

A paz de Cristo e o amor de Maria!
olá Pessoal!!

21/06/2011 14h00 - Atualizado em 21/06/2011 14h06

Vírus brasileiro se espalha por chat do Facebook, Twitter e Orkut

Ladrão de senhas se conecta ao serviço de mensagens 'eBuddy'.
Com popularização, ataques irão se concentrar no Facebook, diz analista.

Altieres Rohr Especial para o G1
Mensagem enviada pela praga digital via Facebook para contaminar contatos da vítima (Foto: Reprodução)Mensagem enviada pela praga digital
via Facebook para contaminar contatosda vítima (Foto: Reprodução)
Uma nova praga digital foi criada por brasileiros para se disseminar no Facebook, Twitter, Orkut e Google Talk, segundo uma descoberta da fabricante de antivírus Kaspersky Lab. Quando o vírus é executado no computador, ele baixa vários componentes, entre eles um ladrão de senhas bancárias – comum no Brasil – e também outro que rouba as senhas do usuário nas redes sociais e depois faz o login nos serviços para contaminar os contatos da vítima.
A praga é capaz de se conectar no serviço de mensagem instantânea eBuddy ou na versão “mobile” do Facebook para realizar suas atividades. O link enviado é acompanhado do texto “kkkk comedia demais, vc viu o vídeo do bebado?”. Caso o usuário clique no link, a página tentará infectar o computador por meio de um applet malicioso do Java.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Celebrações

A paz de Cristo e o amor de Maria!
Olá irmãos e irmãs em Cristo.


Celebração da Posse do novo Pároco de São Paulo Apóstolo - Salvador Lyra (nossos vizinhos), Pe Manoel José. Estivemos presente fazendo nosso ato de boas vindas ao nosso Pároco e desejando a Pe Aloisio (que é um filho de nosso Paróquia) muita fé e oração na sua nova Paróquia ( Menino Jesus de Praga - Jardim Acácia). Deus os faça felizes!


No mês de Junho (11) a Comunidade Paroquial e as demais comunidades( separadamente) realizaram a festinha junina das crianças e jovens da Catequese. Só felicidades!

Santissima Trindade - Sentido do Verdadeiro amor

Admirável Trindade: Deus único e verdadeiro!

Das Cartas de Santo Atanásio (sec. IV), bispo e doutor da Igreja:

Não devemos perder de vista a tradição, a doutrina e a fé da Igreja católica, tal como o Senhor ensinou, tal como os apóstolos pregaram e os Santos Padres transmitiram. De fato, a tradição constitui o alicerce da Igreja, e todo aquele que dela se afasta deixa de ser cristão e não merece mais usar este nome.

Ora, a nossa fé é esta: cremos na Trindade santa e perfeita, que é o Pai, o Filho e o Espírito Santo; nela não há mistura alguma de elemento estranho; não se compõe de Criador e criatura; mas toda ela é potência e força operativa; uma só é a sua natureza, uma só é a sua eficiência e ação. O Pai cria todas as coisas por meio do Verbo, no Espírito Santo; e deste modo, se afirma a unidade da Santíssima Trindade. Por isso, proclama-se na Igreja um só Deus, que reina sobre tudo, age em tudo e permanece em todas as coisas (cf. Ef 4,6). Reina sobre tudo como Pai, princípio e origem; age em tudo, isto é, por meio do Verbo; e permanece em todas as coisas no Espírito Santo.

São Paulo, escrevendo aos coríntios acerca dos dons espirituais, tudo refere a Deus Pai como princípio de todas as coisas, dizendo: Há diversidade de dons, mas um mesmo é o Espírito. Há diversidade de ministérios, mas um mesmo é o Senhor. Há diferentes atividades, mas um mesmo Deus que realiza todas as coisas em todos (lCor 12,4-6).

Os dons que o Espírito distribui a cada um vêm do Pai por meio do Verbo. De fato, tudo o que é do Pai é do Filho; por conseguinte, as graças concedidas pelo Filho, no Espí­rito Santo, são dons do Pai. Igualmente, quando o Espírito está em nós, está em nós o Verbo, de quem recebemos o Espírito; e, como o Verbo, está também o Pai. Assim se cumpre o que diz a Escritura: Eu e o Pai viremos a ele e nele faremos a nossa morada (Jo 14,23). Pois onde está a luz, aí também está o esplendor da luz; e onde está o esplendor, aí também está a sua graça eficiente e esplendorosa.

São Paulo nos ensina tudo isto na segunda Carta aos coríntios, com as seguintes palavras: A graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo estejam com todos vós (2Cor 13,13). Com efeito, toda a graça que nos é dada em nome da Santíssima Trindade, vem do Pai, pelo Filho, no Espírito Santo. Assim como toda a graça nos vem do Pai por meio do Filho, assim também não podemos receber nenhuma graça senão no Espírito Santo. Realmente, participantes do Espírito Santo, possuí­mos o amor do Pai, a graça do Filho e a comunhão do mesmo Espírito.

Dom Henrique Soares da Costa
Bispo Titular de Acúfida e Auxiliar de Aracajú-SE


Fonte:http://costa_hs.blog.uol.com.br/

sexta-feira, 17 de junho de 2011

ERUR-NE 2011

Notícias / Arquidiocese

07/06/2011 00h03

Encontro Regional Universidades Renovadas do Nordeste

Arquidiocese de Maceió sedia o evento de 23 a 26 de junho

RCC
Cartaz de divulgação
Entre os dias 23 a 26 deste, a Arquidiocese de Maceió sediará o Encontro Regional Universidades Renovadas do Nordeste, ERUR – NE, com o tema “Por causa de Tua palavra, lançaremos as redes” (Lc 5, 5) e o lema Universitários e Profissionais: “Desbravai novos campos”. (cf. Jr 4, 3). O encontro é promovido pelo Ministério Universidades Renovadas – MUR, da Renovação Carismática Católica do Brasil, e “tem por primeiro objetivo, congregar todas as expressões acadêmicas e profissionais para um diálogo evangelizador-científico no âmago da fé e razão”, afirma o seminarista Luiz Antônio de A. Guimarães, assessor de comunicação do ERUR – NE.
Esta edição do ERUR – NE terá como palco a Universidade Federal de Alagoas ¬– UFAL, campus Maceió, constando na programação Santa Missa, Adoração ao Santíssimo Sacramento, orações, mesas temáticas, workshops, oficinas e uma noite cultural, tipicamente nordestina. Dentre os assuntos das mesas temáticas, oficinas e workshops ressaltem-se: “Violência contra a criança e a mulher”; “A problemática do uso de drogas para a sociedade”; “Promoção da cultura de paz”, “Evangelização nas redes sociais”; “O Sonho: Universidades Renovadas!”; “Profissionais do Reino: anunciando a Palavra de Deus no mundo do trabalho”; GOU (Grupo de Oração Universitário): lugar da graça!”e muito mais.
Far-se-ão presentes os bispos da Província Eclesiástica de Maceió, a saber: dom Antônio Muniz Fernandes, arcebispo de Maceió; dom Valério Breda, bispo de Penedo e dom Dulcênio Fontes de Matos, bispo de Palmeira dos Índios; confirmados também o Côn. Walfran Fonseca, diretor espiritual do MUR-Alagoas; Fernando Galvani, precursor do MUR-Brasil; Felippe Nery, coordenador nacional do MUR-Brasil; Witamar Agostinho, coordenador regional do MUR-Nordeste; João Paulo Silva, coordenador do Grupo de Profissionais e Partilha do Nordeste; Dra. Ana Dayse Rezende Dorea, reitora da UFAL; Prof. Dr. Gerson Odilon; Prof. Dr. Luiz Carlos Santos, dentre muitas outras lideranças religiosas e profissionais.
Para Witamar Agostinho, que também é coordenador-geral desta edição do encontro, “este ano o Ministério Universidades Renovadas do Nordeste completa 15 anos de atividades na região. Para comemorarmos esses anos de missão, o ERUR – NE traz novidades: o I Eruzinho, que acontecerá em paralelo, destinado às crianças de nossos participantes, de modo a facilitar a participação dos mesmos no evento. Segundo, a I Mostra Científica MUR-NE, em que serão apresentados trabalhos produzidos pelos estudantes de graduação de diferentes instituições de ensino superior, e por fim, a Festa Memorial de 15 Anos MUR-NE”, frisou.
A inscrição para o encontro custa R$ 50,00 até o dia 10 de junho (que dá direito à participação, hospedagem e alimentação) e pode ser feita através do site do ERUR-NE.
Para mais informações, acessar:  http: //erur-ne2011.universidadesrenovadas.com ou (82) 3336-5454.  Aos participantes será assegurado um certificado de 30h expedido pela Universidade Federal de Alagoas.

terça-feira, 14 de junho de 2011

Sociedade dos Catequetas do Brasil

A paz de Cristo e o amor de Maria!!
Olá irmãos e irmãs em Cristo.
Padre  ELison esteve  lá, dando  mais  um  passo  no  que  Deus  reserva  para  ele.
Deus  te  faça  feliz  padre  querido  nosso!!!


Encontro em São Paulo projeta a criação da Sociedade dos Catequetas do Brasil

E-mailImprimirPDF
Catequetasdobrasilcentral                             Aconteceu entre os dias 10 e 12, na Casa Provincial La Salle, em São Paulo (SP), o encontro de catequetas e professores de Teologia Pastoral. Trata-se de um projeto da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-catequética da CNBB, com a finalidade de articular os pesquisadores e professores para uma caminhada conjunta, em consonância com o movimento catequético brasileiro, além de proporcionar um espaço de partilha e de incentivo à pesquisa catequética.
Catequetasdobrasil1Os participantes presentes nesta etapa fizeram a partilha de suas produções e atividades pastorais. Houve também alguns encaminhamentos para a criação da Sociedade dos Catequetas do Brasil e ser mais elaborada nos próximos encontros.
Neste ano refletiu-se sobre a “Leitura Catequética da Verbum Domini” e a “Animação Bíblica da Pastoral e a Iniciação à Vida Cristã à luz das novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora”.

http://cnbb.org.br/site/comissoes-episcopais/biblico-catequetica/6836-encontro-em-sao-paulo-projeta-a-criacao-da-sociedade-dos-catequetas-do-brasil

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...