quinta-feira, 21 de julho de 2011

Pe Elison, Parabéns! Viva o dia do Amigo!!

A paz de Cristo e o amor de Maria!
Olá irmãos e irmãs em Cristo.

Além de Dia do Amigo para o Brasil, em especial é dia do nosso grande amigo Pe Elison - Como ele constuma dizer: Aniversário de 15 aninhos..rsr..
Uma noite de alegria para todos os amigos e paroquianos.
Foi celebrada Santa Missa em ação de Graças a vida de Pe Elison, sua irmã Erika, o falecimento de Padre Cicero Romão e todos os aniversariantes deste dia.
Todos presentes ou ausentes sentiam a mesma alegria em conhecer esse jovem padre de alma poética e apaixonada por Jesus e Maria. Homenagem aos montes o dia inteiro.
Após a Santa Missa, os grupos de canto Pequenos de São Pe Pio, Infanto-juvenil La Pietá e Coral Nossa Senhora das Dores - sob a regência de Anderon Pereira - apresentaram a canção Aquarela de Toquinho. Emocionaram ao padre e todos reunidos ali. E as homenagens e presentes seguiram por parte da Liturgia, Creche Madre Tereza de Calcutá (RCC), Sr Aroldo (PPI), amigos e Pedro (Ministério de música).
Pe Eduardo Tadeu, PASCOM Maceió, e as Equipes de Nossa  também vieram dar seu abraço.
O Aniversário é dele, mas o presente foi dado por Deus a nós.
Padre Elison, Deus te faça imensamente feliz!
Conte com nossas orações e nosso agradecimento por ter sido instrumento nas mãos de Deus para o rumo que deste a muitas vidas nesta paróquia.
E Feliz dia do Amigo todo dia para todos os blogueiros que nos acompanham!!
Domingo tem muito mais na II Feijoada da Amizade, dá uma passadinha por lá. Vai ser divertido, estaremos em família!!!
Até a próxima!
 
 
 
PASCOM  Paroquial

Formação para Catequista

A paz de Cristo e o amor de Maria!
Olá irmãos e irmãs em Cristo!

Arquidiocese de maceió
ENCONTRO DE FORMAÇÃO PARA CATEQUISTAS
Livrarias Paulinas realizou,19 de julho, em nossa Paróquia um tarde e noite de formação para Catequistas de Maceió com Padre Leomar A. Brustolin (Pertence ao clero da diocese de Caxias do Sul (Rio Grande do Sul - Brasil). É doutor em Teologia Sistemática. Trabalha desde 1993 na formação teológica dos leigos da sua diocese e, atualmente, é professor na Faculdade de Teologia da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Rio Grande do Sul, coordena o curso de pós-graduação em Ensino Religioso dessa mesma faculdade e, além disso, exerce o seu ministério pastoral como pároco da Catedral Diocesana de Caxias do Sul. Como autor, tem vários livros publicados pela Paulinas.). Com o tema: Catequese - Novos Caminhos. Pe Leomar Brustolin levou os catequistas presentes a reverem seu modo de dar catequese. 
No local "Paulinas" montou um pequeno estande com produtos relacionados ao tema e livros escritos pelo Pe Leomar Brustolin. 
Tivemos a graça de receber catequistas de diversas paróquias da capital alagoana, membros da Coordenação de Catequese da Arquidiocese, irmãs clarentianas e uma boa representação de nossa paróquia através de nossos catequistas. Pe Elison alegrou-se com o momento e lembrou aos catequistas que nossa Arquidiocese possui um Instituto Bíblico-Catequético. Catequista não pode esperar a formação vim até ele, ele tem que ir à formação.
Encerramos a noite com nossa agradecimento ao palestrante através de lembranças da "nossa terra". 
E como não podia deixar de ser cantamos PARABÉNS para Pe Elison por mais um ano de viad ( no dia seguinte).
Nosso sincero obrigado(a) sincero por esse momento de vida e partilha!
Deus abençõe a todos que aqui tiveram! E a todos que contribuiram para a realização desse momento.
 PASCOM Paroquial
 
 
 

Notícias do 7º MUTICOM

Dom Dimas apresenta ao público do MUTICOM o Documento de Estudos 101 da CNBB

Hoje, 18, no painel da manhã, do 7º Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom), que acontece na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), o arcebispo de Campo Grande (MS) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação, dom Dimas Lara Barbosa, apresentou ao público, em sua palestra, o Documento de Estudo 101 da CNBB - “A comunicação na vida e na missão da Igreja no Brasil”.


“Eu quero propor aqui que os Regionais da CNBB, as dioceses e a Pastoral da Comunicação (Pascom) façam um debate sobre o Documento 101 da CNBB, para que possamos aperfeiçoar sempre mais o texto”, disse dom Dimas apresentando o documento, capítulo por capítulo.

Dom Dimas destacou também a atuação popular para a aprovação do Projeto Ficha Limpa. “A reação popular sobre a questão do Ficha Limpa foi extraordinária. Na semana de votação do projeto, mais de 1 milhão e 800 mil twittes foram enviados, pela sociedade civil, para os parlamentares, no Congresso Nacional. Nenhum deputado teve a coragem de votar contra. Isso mostra a força que temos nas mãos e da qual não usufruímos”, disse.

Ele defendeu o trabalho em rede. "Não pode haver desagregação dentro da Igreja e seus organismos. Mais de 70% das assinaturas coletadas para o Projeto Ficha Limpa veio de comunidades católicas. Por que, em determinadas circunstâncias, nós unimos e em outras não?”, questionou dom Dimas.

O arcebispo falou também sobre a dificuldade de criação de um plano de comunicação geral para a Igreja no Brasil. “É muito importante que a Igreja Católica marque presença nos espaços públicos que lhe são dados”, disse o presidente da Comissão para Comunicação da CNBB.

O arcebispo de Campo Grande também explicou alguns projetos que a Igreja está desenvolvendo sobre o prejeto da Rede de Informação da Igreja no Brasil (RIIBRA). “Além do RIIBRA, temos um plano de integração de comunicação da Amazônia e o ‘Nós Somos a Igreja Católica’, que mostra a ação da Igreja nas áreas sociais”, enfatizou dom Dimas.

Reações

Ao final das palestras, foi aberta a palavra ao público. Muitas considerações foram feitas e questionamentos levantados. Um dos mais fortes foi sobre as respostas que a Igreja deve dar à imprensa quando matérias mancham sua imagem.

O arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta, explicou a atuação na Igreja nos meios de comunicação de massa, lembrando que é preciso "expandir mais os nossos horizontes e mostrar mais o lado social de nossa Igreja”, disse.

Já o secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Leonardo Steiner, pontuou que o valor da Igreja é o de servir, "principalmente aos pobres".

“Devemos viabilizar a nossa missão, o ser Igreja, o cuidado com os pobres, com a justiça, com a ética, com essa nova sociedade, como afirma Santo Agostinho", disse o secretário. "Todas as iniciativas de expandirmos o conhecimento da Palavra [de Deus] são bem-vindas. Não devemos cair na tentação de virarmos Igreja de poder, mas uma Igreja servidora, samaritana, e que sabe cuidar das pessoas, dos doentes, dos fragilizados, como Igreja serva de Deus”, concluiu.
Fonte: CNBB.

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Padre Elison é o novo articulador do Regional NE II - Catequese

A paz de Cristo e o amor de Maria!!
Olá irmãos e irmãs em Cristo.
Demorei, mas cheguei!! Peço desculpas pelo atraso nas postagens e fotos. Em breve tudo será normalizado. Somos gratos pelas visitas!!
PARABÉNS  Pe ELISON ESTAREMOS SEMPRE REZANDO POR SEUS TRABALHOS PASTORAIS!



SEGUNDA-FEIRA, 4 DE JULHO DE 2011

NE II de Catequese: Pe Elison Silva assume a articulação da Catequese no Regional Nordeste II de Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética

Giselma-PB, Dom Mariano, Pe Adilson, Dom Francisco
 e Diácono Edmar-RN
O último dia iniciou com a celebração eucarística, logo em seguida, Pe Adilson se despediu dos trabalhos do regional e foi homenageado pelos coordenadores diocesanos e por Dom Mariano pelos bons trabalhos desenvolvidos no regional.
Dando continuidade o grupo foi dividido por províncias para que apontassem as luzes, as sombras desse encontro e as sugestões para os próximos, o grupo também escolheu duas pessoas para compor a comissão regional de catequese e articular sua província.
Pe Elison Silva - Arquidiocese de Maceió-AL
 
Finalizando os trabalhos foi apresentado por Dom Mariano o novo articulador do Regional Nordeste II Pe Elison Silva da Arquidiocese de Maceió e toda comissão que compõem a Comissão Pastoral para a Animação Bíblico Catequética do Regional Nordeste II.
Comissão Regional Nordeste II de Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética
Da esquerda para direita: Joseilton, Andrey, Cliane Dom Mariano, Ir Lída
Diácono Aldevan, Pe. Elison, Pe Ailton e Diácono Edmar
Dom Mariano Manzana – Bispo responsável  

Pe. Elison Silva - Articulador

Alagoas


Articuladores:
- Joseilton Luz de Oliveira
Cliane Silva de Araújo





Paraiba
 
Província Eclesiástica da Paraíba

Articuladores:
Pe José Carlos
Diácono Aldevan
Ir Letícia

Pernambuco

Província Eclesiástica de Olinda e Recife

Articuladores:
Pe Ailton Maciel Correia da Silva
Ir Lídia de C. Leal





Rio Grande do Norte

Província Eclesiástica de Natal

Articuladores:
Diácono Edmar de Araújo Conrado
Andrey Jonathan




Comissão do Subsídio de Intinerário de Iniciação Cristã do Regional Nordeste II

Pe. Elison Silva
Pe. Marcos André Ferreira
Ana Maria Alves


Província Eclesiástica de Maceió

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Nordeste II - Encontro de Coordenadores diocesanos de Catequese

NE II de Catequese: Pe Baronto apresenta itinerário da iniciação cristã segundo o RICA

O segundo dia iniciou com uma oração organizada pelo pessoal do estado de Alagoas, na capela do seminário São José, em seguida todos foram ao auditório e o prof.  Aderson Viana, da arquidiocese de Olinda e Recife, representante do regional NE II, apresentou uma proposta de elaboração de um itinerário de iniciação cristã, para o esse regional, a partir da produção de dois manuais de catequese para jovens e adultos não batizados e batizados não evangelizados, porém é necessário que o grupo escolha dois catequistas, além do coordenador do regional de catequese para ajudar na elaboração desses manuais. Posteriormente, Pe. Baronto iniciou seus trabalhos apresentando um esquema criado pelo Pe. Domingos Ormonde e Pe. Kleber R.Silva, mostrando o itinerário da iniciação cristã segundo o RICA, para situar algumas pessoas que não participaram dos encontros passados. Depois ele trabalhou o texto criado por ele: “Os Ritos de Passagem e sua importância para a compreensão e prática da iniciação cristã”. Onde enfatiza que os ritos de passagem servem para garantir a transformação do estado de vida. E que do ponto de vista antropológico, a iniciação assume uma dimensão de processo socializante, no sentido de introduzir gradualmente a pessoa num grupo social, numa doutrina e numa profissão. No sentido cristão, é um processo gradual de fé realizado pelo convertido com ajuda de uma comunidade de fiéis, para tornar-se membro da mesma por meio dos sacramentos de entrada e da ação do Espírito Santo.

O momento da tarde começou Pe. Adilson informando sobre o I congresso Nacional Bíblico-Catequético e convidou todas as dioceses do regional NE II a participarem. Em seguida todos recebem o texto de Pe. Baronto “Iniciação Cristã e Renovação de Paradigmas”, anexo ao texto tem uma carta de um jovem que conta o comportamento dele durante a caminhada para receber o sacramento da confirmação, ela foi lida em grupo para se perceber o caminho de sua iniciação cristã dele. Depois Pe. Baronto expõe que a iniciação cristã necessita do evangelho de São Marcos para se orientar, pois marcos quer dar o gosto de avançar em liberdade e confiança, num mundo em mudança, avaliando as possibilidades e limites de cada ambiente, estando atento aos novos traços culturais, que vem modificar a relação com o religioso e marca a cultura deles. Para renovar o paradigma é preciso passar da perspectiva do rio para a fonte, passando dos cursos para os percursos, trilhando caminhos novos que levam ao coração do mistério, com guias pertinentes. Por fim propôs percursos e apresentou a paróquia como uma rede.

A noite houve a celebração eucarística, presidida pelo Pe. Baronto e concelebrada por Dom Mariano e demais padres presentes. Em seguida, Pe. Baronto vivenciou com o grupo um roteiro para um encontro de catequese de adultos, tendo como ponto central a celebração eucarística, primeiro houve a acolhida, apresentações, momento de meditação individual em silêncio, no segundo momento foi recordado uma lembrança de experiências de gratidão do grupo, no terceiro momento foi feita uma leitura orante do texto bíblico da ultima ceia e da oração eucarística V, no quarto momento todos partilharam o que levariam do encontro para sua vida e por fim houve uma partilha de alimentos, em ação de graças.

domingo, 3 de julho de 2011

Encontro de Formação para catequistas

A paz de Cristo e o amor de Maria!!
Olá irmãos e irmãs em Cristo.


CATEQUISTA!! Vivamos esse momento de FORMAÇÃO juntos. Faça Já sua inscrição, se você mora em Maceió! Será uma alegria estarmos com você!


Arquidiocese de maceió
ENCONTRO DE FORMAÇÃO PARA CATEQUISTAS
com Padre Leomar A. Brustolin

CATEQUESE – NOVOS CAMINHOS

Data: 19 de julho de 2011
Local: Paróquia Nossa Senhora das Dores – Santa Lúcia

Horários:
14h-17h30min. Oficina: CATEQUESE COM LEITURA ORANTE
19h-21h30min. Palestra: RICA – ESPAÇO PRIVILEGIADO PARA A CATEQUESE
Pe. Leomar Brustolinpertence ao clero da diocese de Caxias do Sul (Rio Grande do Sul - Brasil). É doutor em Teologia Sistemática. Trabalha desde 1993 na formação teológica dos leigos da sua diocese e, atualmente, é professor na Faculdade de Teologia da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Rio Grande do Sul, coordena o curso de pós-graduação em Ensino Religioso dessa mesma faculdade e, além disso, exerce o seu ministério pastoral como pároco da Catedral Diocesana de Caxias do Sul. Como autor, tem vários livros publicados pela Paulinas.
Inscrição R$ 2,00
Confirme sua presença pelo telefone: 3374-4145 (Secretaria da Paróquia)

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Sagrado Coração de Jesus

A paz de Cristo e o amor de Maria!!
Olá irmãos e irmãs em Cristo.
DEVOÇÃO  AO  SAGRADO  CORAÇÃO DE  JESUS

Nosso Senhor apareceu numerosas vezes a Santa Margarida Maria Alacoque (de 1673 até 1675).
Nessas aparições, Ele fez 12 importantes promessas. Leia-as abaixo com atenção e você perceberá os grandes benefícios espirituais que essa devoção trará para sua vida.
1ª Promessa:“Eu darei aos devotos de meu Coração todas as graças necessárias a seu estado”.
2ª Promessa:“Estabelecerei e conservarei a paz em suas famílias ”.
3ª Promessa:“Eu os consolarei em todas as suas aflições”.
4ª Promessa:“Serei refúgio seguro na vida e principalmente na hora da morte”.
5ª Promessa:“Lançarei bênçãos abundantes sobre os seus trabalhos e empreendimentos”.
6ª Promessa:“Os pecadores encontrarão em meu Coração fonte inesgotável de misericórdias”.
7ª Promessa:“As almas tíbias tornar-se-ão fervorosas pela prática dessa devoção”.
8ª Promessa:“As almas fervorosas subirão em pouco tempo a uma alta perfeição”.
9ª Promessa:“A minha bênção permanecerá sobre as casas em que se achar exposta e venerada a imagem de meu Sagrado Coração”.
10ª Promessa:“Darei aos sacerdotes que praticarem especialmente essa devoção o poder de tocar os corações mais endurecidos”.
11ª Promessa:“As pessoas que propagarem esta devoção terão o seu nome inscrito para sempre no meu Coração”.
12ª Promessa:“A todos os que comunguem nas primeiras sextas-feiras de nove meses consecutivos, darei a graça da perseverança final e da salvação eterna”.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...