quarta-feira, 30 de março de 2011

7º Muticom - Rio de Janeiro

A paz de Cristo e o amor de Maria!
Olá irmãos e irmãs em Cristo.

Quarta-feira, 30 de março de 2011, 17h17

Muticom irá reunir comunicadores de todo país no Rio de Janeiro


Da Redação, com informações do site oficial do Muticom


Site Oficial
Página do 7º Mutirão Brasileiro de Comunicação
"Não se vive sem a comunicação. Só existimos porque nos comunicamos. O outro nos constitui, assim como cada um de nós se elabora no processo comunicativo", assim destaca o coordenador acadêmico do 7º Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom), Miguel Pereira. O evento pretende reunir comunicadores, acadêmicos e representantes de pastorais de todo o país, entre os dias 17 a 22 de julho, no Rio de Janeiro.

página do evento foi lançada oficialmente na tarde desta quarta-feira, 30, e pôde ser acompanhado ao vivo através do site. Promovido pela CNBB, o Muticom acontece a cada dois anos, e desta vez, está sendo organizado pela Arquidiocese de São Sebastião e a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), com o apoio do Regional Leste 1, da CNBB.

Com o tema "Comunicação e vida: diversidade e mobilidades", o 7º Muticom pretende motivar as comunidades brasileiras "a refletirem sobre a comunicação relacionada com a vida cotidiana e suas expressões que acolhem a diversidade que somos e as mobilidades que experimentamos na cultura contemporânea", explica Miguel Pereira.

Dinâmica do curso

Seguindo o modelo dos mutirões anteriores, o encontro deste ano terá espaço para a teoria e a prática da comunicação.

Durante as manhãs, cinco grandes painéis temáticos irão apresentar desde a estrutura e as modalidades de comunicação na Igreja até o papel fundamental das organizações e instituições católicas de comunicação do Brasil, passando pelo documentário e a ficção, as novas comunidades e redes sociais, etc. Paralelamente, outros quatro painéis partirão do cinema para refletir aspectos da sociedade, sempre com a exibição de um filme, seguida de debate entre os participantes.

As tardes serão dedicadas aos encontros em grupos menores. Nas oficinas pastorais, técnicas e gerenciais, os participantes terão aulas práticas, voltadas para o dia a dia das atividades de comunicação na Igreja. Quem preferir, poderá participar dos Grupos de Trabalho, que trazem a proposta de uma discussão mais teórica sobre temas relevantes para a Igreja e a sociedade.

Uma das novidades do 7º Muticom é o Comgás. Montado originalmente como um espaço para a apresentação de projetos e pesquisas de alunos do curso de Comunicação Social da PUC-Rio, desta vez ele será um espaço aberto não só para os estudantes, mas para agentes pastorais e pesquisadores interessados em compartilhar os trabalhos que desenvolvem.

Por fim, nas oficinas-visitas, os participantes inscritos terão a oportunidade de conhecer empresas de comunicação no Rio de Janeiro, além de outras instituições e até o trabalho desenvolvido neste campo em duas comunidades do Rio: a Rocinha e o Complexo do Alemão. 

Leia mais
.: Igreja no Brasil já se prepara para o 7° Mutirão de Comunicação

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...