segunda-feira, 10 de maio de 2010

Apóstolo Paulo : Apóstolo dos gentios


Paz e Bem,
Falaremos hoje sobre um dos mais influentes e propagadores da palavra do Senhor e seus mistérios de amor, São Paulo.

O caminho para damasco marcaria profundamente a vida de Paulo que era um terrível perseguidor da vitima do calvário.

São Paulo é chamado o Apóstolo dos Gentios. realmente é admirável sua atividade na propagação da fé. De perseguidor de Jesus Cristo fez-se um Apóstolo da Igreja, um missionário, o modelo dos missionários de todos os tempos. As Epístolas de São Paulo dão-nos uma imagem nítida das suas lutas, dificuldades, provações e tribulações de toda a sorte. Mas em tudo venceu o amor a Jesus, a Jesus crucificado. São Paulo é um gigante no amor ao Salvador. "Jesus é minha vida", confessa ele, e para Jesus não havia trabalho que não fizesse, dificuldade que não vencesse. No fim da vida, pôde, em verdade, dizer: "Combati o bom combate, terminei a carreira e conservei a fé". Para que possamos afirmar a mesma coisa, é preciso que imitemos o grande Apóstolo no imenso amor a Jesus e à Santa Igreja. É preciso que com ele, sacrifiquemos a nossa carne., demos desprezo ao mundo, tenhamos amor aos nossos irmãos, sejamos castos e puros, e da nossa vida façamos um hino de louvor a Deus. Destarte, seremos herdeiros da coroa, que nos dará o justo juiz no dia da recompensa.

Paulo compreendeu que, o mistério da Paixão está contido no mistério Pascal; que as testemunhas da Paixão de Cristo são, necessariamente, testemunhas da Sua Ressurreição. Esta foi a sua experiência, este foi o seu testemunho vivido, pregado e escrito; ele compreendeu que o sofrer não é um absurdo, nem uma crueldade de Deus, mas um grande dom de amor.

"Agora eu me regozijo nos meus sofrimentos por vós, e completo, na minha carne, o que falta das tribulações de Cristo pelo seu Corpo, que é a Igreja”(Col 1,24).

Paulo entendeu que a vida cristã era marcada pela entrega e a rigidez no amor, tanto que a sua palavra era como uma espada que na verdade incomodava a muitos , mesmo para os já convertidos, essa era uma marca registrada desse apaixonado por Cristo.

Paulo compreendeu na carne que a obra salvífica é continuada a cada dia , por isso ele se alegrava nos sofrimentos terrestre por causa da missão.

Na verdade, assim como os sofrimentos de Cristo são copiosos para nós, assim também por Cristo é copiosa nossa consolação” (1Cor 1,5).

Paulo compreendeu que, o mistério da Paixão está contido no mistério Pascal; que as testemunhas da Paixão de Cristo são, necessariamente, testemunhas da Sua Ressurreição. Esta foi a sua experiência, este foi o seu testemunho vivido, pregado e escrito; ele compreendeu que o sofrer não é um absurdo, nem uma crueldade de Deus, mas um grande dom de amor.
"Eu recebi do Senhor aquilo que também vos transmiti: que o Senhor Jesus, na noite em que foi entregue, tomou o pão e, depois de dar graças, partiu-o e disse: "Isto é o meu corpo, que será entregue por vós; fazei isto em memória de mim". Do mesmo modo, depois de cear, tomou o cálice e disse: "Este cálice é a Nova Aliança no meu sangue: todas as vezes que o beberdes, fazei-o em memória de mim"" (1 Cor 11, 23-25).
A vida da Igreja é dada pelo próprio Cristo que nela vive, como Paulo mesmo disse " o viver pra mim é Cristo........é o seu corpo que nos sustenta na alegria.
“que os sofrimentos do tempo presente não têm proporção com a glória que deverá revelar-se em nós. Pois a criação anseia pela revelação dos filhos de Deus” (Rm 8,18).

Amém.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...