domingo, 16 de maio de 2010

XVI Congresso Eucarístico Nacional 2010

XVI Congresso Eucarístico Nacional
Brasília - 13 a 16 de maio de 2010

 
Tema: Eucaristia, Pão da Unidade dos Discipulos Missionários
Lema: Fica Conosco, Senhor! (cf Lc 24,29)
Eucaristia, Pão da Unidade dos Discipulos MissionáriosO XVI Congresso Eucarístico Nacional, que será celebrado em Brasília, de 13 a 16 de maio de 2010, tem o seguinte tema: EUCARISTIA, PÃO DA UNIDADE DOS DISCÍPULOS MISSIONÁRIOS. Este tema se inspira na V Conferência do Episcopado da América Latina e do Caribe, que aconteceu em Aparecida em maio de 2007. Em Aparecida, apresentou-se a riqueza da existência cristã a partir deste binômio: discípulo-missionário. O discípulo missionário de Jesus Cristo se alimenta do Pão eucarístico, para que possa fortalecer-se na fé, na esperança e na caridade; para que não desfaleça por causa as dificuldades do caminho. A Eucaristia também gera a unidade da Igreja: Jesus Cristo, pelo Sacramento do seu Corpo e Sangue, cria a comunhão da sua Igreja, seu Corpo Místico.
 O XVI CEN terá como lema bíblico o convite dos discípulos de Emaús: FICA CONOSCO, SENHOR! Esta frase revela a fome de Deus que se encontra no coração de cada ser humano. Ela nos mostra que sem Cristo não temos sentido da vida, não encontramos a felicidade autêntica, enfim, permanecemos numa assustadora solidão. O Congresso eucarístico Nacional de 2010 tem o objetivo de proclamar a todo o Brasil a alegria da fé em Jesus Cristo realmente presente na Eucaristia e de convidar todos os católicos a crescerem na adoração, na devoção e no amor a Ele, nosso misterioso companheiro de viagem. 

Maiores esclarecimentos  sobre o assunto visite: www.cen2010.org.br


Na missa de abertura do Congresso Eucarístico, cardeal destaca a fé do povo brasileiro

sexta-feira, 14 de maio de 2010

O enviado especial do papa Bento XVI para o Congresso Eucarístico, cardeal dom Cláudio Hummes, destacou a fé do povo brasileiro e pediu aos católicos para que participarem da missa e da eucaristia.
O cardeal presidiu a missa de abertura do evento, na quinta-feira (13), na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF). Cerca de 50 mil pessoas participaram da missa.
O bem maior que os colonizadores trouxeram [ao Brasil] foi a fé católica que se encarnou na cultura. Com o Congresso Eucarístico Nacional em Brasília se transforma em altar junto ao qual o povo brasileiro se reúne e celebra a fé. Cristo resplende e ilumina o Brasil e o mundo”, disse o cardeal.
Dom Cláudio disse que a participação na eucaristia leva o cristão a encontrar-se com Cristo. “A partir do encontro [com Cristo na Eucaristia] estamos prontos para seguir Jesus mesmo que seja para a cruz. Como deixar de ir a missa e deixar de comungar?”, indagou.
Os milhares de fiéis que participaram da celebração aplaudiram dom Cláudio se referiu aos padres. “A Igreja os admira, os ama e reconhece seu trabalho”, disse. O cardeal exortou os padres a terem uma adesão “fiel e indefectível” a Jesus Cristo.
O cardeal relacionou, ainda, a eucaristia com o compromisso com os pobres. “O encontro com Cristo deve nos levar necessariamente ao encontro com o irmão. Quando nos sentamos à mesa de Deus nos comprometemos a combater a pobreza, a miséria e a fome. Depois que comungamos, não podemos não nos empenhar em favor dos pobres”. 


Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...