terça-feira, 30 de novembro de 2010

A paz de Cristo e o amor de Maria!!
Olá irmãos e irmãs em Cristo.

Advento preparando para o Natal
Vem, Senhor Jesus!

Realizou-se, dia 28 de novembro de 2010 - I domingo do Advento -  8h às 16h  na Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores - Santa Lúcia, o Primeiro Retiro Paroquial de Advento. 
Momentos de espiritualidade, oração e reflexão.
Cerca de 150 paroquianos participaram do retiro. 
Na parte da manhã aconteceram palestras com assessoria de Irmã Maria José e Pe Celso Alipio; momentos de oração e cantos; confissões na area externa com Pe Elison e Pe Alex Oliveira e Adoração ao Santíssimo Sacramento. À tarde foi mostrado pela Pascom um video com os alguns acontecimentos da Paróquia e  momento de avaliação de 2010 e sugestões para 2011 com grupos, movimentos e pastorais presentes. 
Deus seja louvado por esse momento que foi o primeiro de muitos que virão. 
Agradecemos a colaboração de Ademia Batista - Pastoral Familiar e Coordenadora da Catequese paroquial - que  gentilmente preparou um resumo da palestra de Pe Celso Alipio.


 Paróquia de Nossa Senhora das Dores - Santa Lúcia
Palestrante: Padre Celso Alipio
Às 11 hs da manhã o Pe Celso iniciou  a palestra sobre a preparação para o natal do Senhor com o Pai-Nosso.
            O ano litúrgico não coincide com o ano civil, pois começa e termina em novembro, segundo não o calendário, mas as fases da lua. Ano litúrgico compõe-se  de dois grandes ciclos: Natal e Páscoa. O ciclo pascal nos traz o tríduo pascal, leva-nos ao ponto máximo da páscoa, que é a Ressurreição do Senhor, já o ciclo do natal é mistério da encarnação, o filho de Deus! Ele se fez homem, igual a nós em tudo, exceto no pecado.O presépio nos mostra como Deus se despojou, esvaziou-se a si mesmo, assumindo a condição de servo e tornando-se semelhante aos homens. O filho de Deus encarnado passou nove meses no útero de materno de Maria. Ele foi pobre no nascimento, na vida e na morte, tornando-se obediente até a morte e morte e tendo uma morte e cruz. Jesus nasceu no sul em Belém, mas passou a sua vida no norte em Nazaré. Nasceu de um jeito muito humilde, falava em aramaico e não as línguas bem vistas pela sociedade o grego e o latim. Deus enviou seu próprio filho, nascido de uma mulher.    Jô. 1 “ E a palavra de fez carne e habitou entre nós”.
            Como  começou a festa do natal? LáPelos anos 350 no século IV , os cristãos eram mais números do que os pagãos, em 25 de dezembro aproveitando a festa do Deus sol, uma festa pagã, cristalizaram essa festa, vendo em Jesus o verdadeiro sol, o Deus da luz, da esperança, e do amor. O mistério da encarnação o advento começou a ser celebrado nos anos 600. Compõe-se de quatro semanas, vindo terminar no natal, momento de preparação Lc. 3 “preparem o caminho do Senhor, endireitem suas  estradas”.
            Mas, Jesus já veio,mas continua vindo através de três natais: o primeiro natal é o natal da glória para os que morreram em Cristo, são glorificados com Cristo, entraram na glória dos céus. O segundo é o natal histórico,é o que vamos celebrar no dia 25 de dezembro “ O nascimento” o presépio “alegrem-se os céus e rejubile a terra na presença do Senhor”. (sl 96,11). E o terceiro natal é o do nosso coração... Jesus  continua a nascer dentro de nós nas nossas vidas. “ De nada valeria de Jesus nascer em Belém se não nascesse  no nosso coração. É tempo de despertar, de renascer,de mudar de vida, é tempo de esperança, de despojar das armas das trevas, da dor e revestir de amor, é tempo de agradecer e é tempo de se unir, é tempo de agradecer e de aproveitar as oportunidades para que aconteça o natal em nós e nas  nossas família  para que depois do natal nos tornemos a presença de Jesus no mundo colaboradores de Cristo.
Adêmia

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...