quarta-feira, 20 de abril de 2011

II Retiro Paroquial - QUARESMA

A paz de Cristo e o amor de Maria!
Olá irmãos e irmãs em Cristo.

P.S. Desculpas pelo atraso desta postagem.

TEMA:  SOMOS    PEREGRINOS


Aconteceu, dia  10  de  abril  de  2011, o segundo  retiro  paroquial  em  preparação  para  uma  santa  quaresma  e  uma  alegre  Páscoa. O  encontro  foi  assessorado  pelo  Padre  Gilberto  Pinheiro, da  cidade  de  Feliz  Deserto -  Diocese  de  Penedo-AL, com  o   tema  Somos  Peregrinos. Iniciou  às  8h  e  foi  encerrado  às  17h  com  a  Santa  Missa. Houve  de  forma  paralela  e  silenciosa  confissões  com  a   presença  de  Padre  Elison  e  Padre  Aloisio - Paróquia  de  São  Paulo  Apóstolo. Deus  seja  sempre  louvado  em  nossas  vidas. 
Texto  para  reflexão
A Quaresma é uma grande peregrinação para a Páscoa, e o povo de Deus está sempre em peregrinação. A novidade é que, se vivermos a vida como peregrinos, o caminho fica diferente, pois não somos mais tão dependentes das circunstâncias. Assim, o cristão pode transformar a sua vida e o mundo através da própria presença.

     O que realmente importa é a decisão, suscitada pela graça de Deus. Esta é uma Quaresma de peregrinos, de gente que olha para frente e para o alto. Como bons viajantes, queremos levar alguma coisa, mas, como bons discípulos, não deve faltar a boa vontade. Estar com Cristo é tomar consciência da importância da oração na sua vida para aprender a dedicar-se com generosidade ao Serviço de Deus. Assim, para chegar à intimidade e ao Serviço do Senhor precisamos do silêncio de todo o próprio ser, o que requer zonas de silêncio efetivo e disciplina pessoal, que favoreçam o contato com Deus. Para vivermos esse grande retiro, o Evangelho nos propõe a prática da oração, da esmola e do jejum. Pela oração, entramos em comunhão íntima com Deus, vivendo plenamente nossa filiação divina. Através dela estabelecemos um diálogo com o Pai, falamos e ouvimos, revisando nossas atitudes. A oração se manifesta em nossas preces de louvor e gratidão, de pedidos de graças e de perdão. A oração se manifesta, também, na atitude de escuta dócil em relação a Deus, procurando descobrir sua vontade, de modo especial através da meditação da sua palavra.
Como bons peregrinos que somos queremos estar lado a lado com nosso Guia, com nosso Mestre, com nosso Senhor, que como o bom Pastor que é nos leva pelo verdadeiro caminho, que nos levará ao verdadeiro ponto de chegada, para assim cantarmos como o salmista:
“Felizes os que em vós têm sua força e se decidem a partir quais peregrinos! Quando passam pelo vale da aridez, o transformam numa fonte borbulhante, pois a chuva o vestirá com suas bênçãos. Caminharão com um ardor sempre crescente e hão de ver o Deus dos deus de Sião”.
(Sl 84,6-8)    



Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...