A paz de Cristo e o amor de Maria!
Olá irmãos e irmãs em Cristo.
P.S. Desculpas pelo atraso desta postagem.
TEMA: SOMOS PEREGRINOS
Aconteceu, dia 10 de abril de 2011, o segundo retiro paroquial em preparação para uma santa quaresma e uma alegre Páscoa. O encontro foi assessorado pelo Padre Gilberto Pinheiro, da cidade de Feliz Deserto - Diocese de Penedo-AL, com o tema Somos Peregrinos. Iniciou às 8h e foi encerrado às 17h com a Santa Missa. Houve de forma paralela e silenciosa confissões com a presença de Padre Elison e Padre Aloisio - Paróquia de São Paulo Apóstolo. Deus seja sempre louvado em nossas vidas.
Texto para reflexão
A Quaresma é uma grande peregrinação para a Páscoa, e o povo de Deus está sempre em peregrinação. A novidade é que, se vivermos a vida como peregrinos, o caminho fica diferente, pois não somos mais tão dependentes das circunstâncias. Assim, o cristão pode transformar a sua vida e o mundo através da própria presença.
O que realmente importa é a decisão, suscitada pela graça de Deus. Esta é uma Quaresma de peregrinos, de gente que olha para frente e para o alto. Como bons viajantes, queremos levar alguma coisa, mas, como bons discípulos, não deve faltar a boa vontade. Estar com Cristo é tomar consciência da importância da oração na sua vida para aprender a dedicar-se com generosidade ao Serviço de Deus. Assim, para chegar à intimidade e ao Serviço do Senhor precisamos do silêncio de todo o próprio ser, o que requer zonas de silêncio efetivo e disciplina pessoal, que favoreçam o contato com Deus. Para vivermos esse grande retiro, o Evangelho nos propõe a prática da oração, da esmola e do jejum. Pela oração, entramos em comunhão íntima com Deus, vivendo plenamente nossa filiação divina. Através dela estabelecemos um diálogo com o Pai, falamos e ouvimos, revisando nossas atitudes. A oração se manifesta em nossas preces de louvor e gratidão, de pedidos de graças e de perdão. A oração se manifesta, também, na atitude de escuta dócil em relação a Deus, procurando descobrir sua vontade, de modo especial através da meditação da sua palavra.
Como bons peregrinos que somos queremos estar lado a lado com nosso Guia, com nosso Mestre, com nosso Senhor, que como o bom Pastor que é nos leva pelo verdadeiro caminho, que nos levará ao verdadeiro ponto de chegada, para assim cantarmos como o salmista:
“Felizes os que em vós têm sua força e se decidem a partir quais peregrinos! Quando passam pelo vale da aridez, o transformam numa fonte borbulhante, pois a chuva o vestirá com suas bênçãos. Caminharão com um ardor sempre crescente e hão de ver o Deus dos deus de Sião”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário