Olá irmãos e irmãs na fé!
A coordenadora paroquial da catequese relata, a seguir, o desenvolvimento do encontro de Formação para catequistas do Regional NE2, em Areia- PB, no Colégio Santa Rita. Período de 12 a 15 de janeiro de 2012. O Encontro teve como TEMA: Formação de catequistas para Iniciação a vida cristão, sendo assessorado pelo padre Elison Silva - coordenador da Comissão Geral NE2
No clima de perspectiva, alegria e acolhimento deu inicio a abertura com a Santa Missa celebrada por Dom Mariano, bispo da Diocese de Mossoró - RN, responsável pela catequese no Regional NE2. Co-celebrada pelos padres presentes.
Esta formação foi nos apresentado um itinerário a ser percorrido por todos que desejam ser cristãos e um envolvimento de toda comunidade eclesial. Padre Elison apresentou, através de Datashow, o Documento das Diretrizes Gerais da ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2011 a 2015, nos falou da necessidade de desenvolver em nossas comunidades uma catequese que conduza ao "encontro pessoal com Jesus Cristo" que ajude as pessoas a "conhecer Ele (Jesus Cristo), fascinar-se e optar por segui-lO". Por isso foi colocado a importância da Formação do catequista, como prioridade da Igreja nesse processo da Iniciação Cristã, aquele (catequista) que deve ser: instrumento, caminho que vai conduzir este catecúmeno a Igreja e a pessoa de Jesus Cristo; o mesmo no diz que "o catequista é a ponte", se trata de um encontro mediado por pessoas. Segundo as Diretrizes "as pessoas não buscam em primeiro lugar as doutrinas, mas um encontro pessoal, um relacionamento solidário e fraterno; a acolhida, e essa vivência implícita do próprio Evangelho.
"Anunciar o Querigma implica em comunicar a experiência daquele que anuncia em posicionar-se como pessoa de fé numa sociedade que duvida, questiona, põe à prova as convicções do missionário. Não se trata só de falar a verdade da fé, antes, trata-se de apresentar um estilo de vida; uma postura; um modo de ser no mundo; em que se demonstra a fé na qual se crê; se celebra e se estabelecem relações com o próximo."
Portanto, é necessário assumir a Catequese da Iniciação Cristã para que possamos renovar a vida comunitária através de atitudes que possibilitem o crescimento da fé e a vivência do amor dando sentido a vida. Somos chamados a servir com maturidade, espírito de oração, amante da Palavra de Deus, participando da Eucaristia com o compromisso de ser apóstolo e formar apóstolo.
Redação: Ademia Batista Fortunato
Nenhum comentário:
Postar um comentário