segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

ENCONTRO REGIONAL DE CATEQUESE - NE2

A  paz  de  Cristo  e  o  amor  de  Maria!
Olá  irmãos  e  irmãs  na  fé!

A  coordenadora  paroquial  da  catequese  relata, a seguir, o  desenvolvimento  do  encontro  de  Formação  para  catequistas  do  Regional  NE2, em  Areia- PB, no  Colégio  Santa  Rita. Período  de  12  a  15  de  janeiro  de  2012. O  Encontro  teve  como  TEMA: Formação  de  catequistas  para  Iniciação  a  vida  cristão, sendo  assessorado  pelo  padre  Elison  Silva - coordenador  da  Comissão  Geral  NE2
No  clima  de  perspectiva, alegria  e  acolhimento  deu  inicio  a  abertura  com  a  Santa  Missa  celebrada  por  Dom  Mariano, bispo da  Diocese  de  Mossoró - RN, responsável  pela  catequese  no  Regional  NE2. Co-celebrada  pelos  padres  presentes.

Esta  formação  foi  nos  apresentado  um  itinerário  a  ser  percorrido  por  todos  que  desejam  ser  cristãos e  um  envolvimento  de  toda  comunidade  eclesial.  Padre  Elison  apresentou,  através  de  Datashow,  o  Documento  das  Diretrizes  Gerais  da  ação  Evangelizadora  da  Igreja  no  Brasil  2011  a  2015,  nos  falou  da  necessidade  de  desenvolver  em  nossas  comunidades  uma  catequese  que  conduza  ao  "encontro  pessoal  com  Jesus  Cristo"  que  ajude  as  pessoas  a  "conhecer  Ele (Jesus Cristo), fascinar-se  e  optar  por  segui-lO".  Por  isso  foi  colocado  a  importância  da  Formação  do  catequista,  como  prioridade  da  Igreja  nesse  processo  da  Iniciação  Cristã,  aquele (catequista)  que  deve  ser: instrumento, caminho  que  vai  conduzir  este  catecúmeno  a  Igreja  e  a  pessoa  de  Jesus  Cristo; o  mesmo  no  diz  que  "o  catequista é  a  ponte", se  trata  de  um  encontro  mediado  por  pessoas. Segundo  as  Diretrizes "as  pessoas  não  buscam  em  primeiro  lugar  as  doutrinas, mas  um  encontro  pessoal, um  relacionamento  solidário  e  fraterno; a acolhida,  e  essa  vivência  implícita do  próprio  Evangelho. 
"Anunciar  o  Querigma  implica  em  comunicar  a  experiência  daquele  que  anuncia  em  posicionar-se  como  pessoa  de  fé  numa  sociedade  que  duvida,  questiona,  põe  à  prova  as  convicções  do  missionário. Não  se  trata  só  de  falar  a  verdade  da  fé, antes,  trata-se  de  apresentar  um  estilo  de  vida; uma  postura; um  modo  de  ser  no  mundo; em  que  se  demonstra  a  fé  na  qual  se  crê; se  celebra  e  se  estabelecem  relações  com  o próximo."
Portanto, é  necessário  assumir  a  Catequese  da  Iniciação  Cristã  para  que  possamos  renovar  a  vida  comunitária  através  de  atitudes  que  possibilitem  o  crescimento  da  fé  e  a  vivência  do  amor  dando   sentido  a  vida.  Somos  chamados  a  servir  com  maturidade,  espírito  de  oração,  amante  da  Palavra  de  Deus,  participando  da   Eucaristia  com  o  compromisso  de  ser  apóstolo e  formar apóstolo.
Redação:   Ademia  Batista  Fortunato






Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...