domingo, 2 de janeiro de 2011

Solenidade da Mãe de Deus - TEOTOKOS

A paz de Cristo e o amor de Maria!
Olá irmãos e irmãs em Cristo

Dia 01 de janeiro de 2011


Celebramos Nossa Senhora, a Santa Mãe de Deus.

  A Santa Igreja saúda o ano novo celebrando a Santa Mãe de Deus, Nossa Senhora. Não se trata exatamente de celebrar o ano que nasceu, mas de prolongar a alegria do Natal do Senhor. Durante oito dias, na liturgia, celebramos - como se fosse um só dia - o Nascimento do Salvador. Esse período de festa culmina na Solenidade da Santa Mãe de Deus, que celebramos suas vésperas no dia 31 e mais solenemente do dia 1º de janeiro. É uma ótima imagem para abrir o ano, contemplar a Virgem Santíssima naquele que pode ser o maior de seus títulos Mãe de Deus porque é Mãe do filho de Deus, Jesus, - que é Deus com o Pai e o Espírito Santo - nossa Mãe. Ela é Mãe de Deus, mas não é deusa porque não gerou o próprio Deus mas Deus quis se precisar de uma mãe para encarnar totalmente a nossa humanidade.
  O primeiro dia do ano foi dedicado a muitas comemorações pelo mundo inteiro, inclusive pelos cristãos. Nós recordamos, em especial, a Santa Mãe de Deus e não somente por este título hoje a veneremos como Rainha da Paz, Mãe do Príncipe da Paz. Recordamos também a circuncisão do Menino-Deus, cerimônia especialmente importante para os Judeus. Celebramos, ainda, o Dia Mundial da Paz. Mas, o que se quer pedir mesmo neste 1º de janeiro é a bênção do Senhor para o inicio de ano. Celebramos a Virgem como um modelo de mulher que nos aponta Jesus, adoramos a fragilidade do Deus forte, pedimos a paz para nossos lares numa tentativa de converter o nosso coração neste novo ano.
  As leituras desta missa refletem, portanto, a variedade de temas. Na 1ª leitura, podemos dar especial ênfase a Bênção de Deus e aplicá-la a nós ou ainda observarmos, no Evangelho, com maior atenção a Virgem como modelo de todas as Mãe. Ainda em outra tentativa nos atermos a paz de que fala a 1ª leitura e o Evangelho, a nossa filiação divina como fala a 2ª leitura e, de modo especial, o nosso assombro diante do tão grande amor de Deus ainda no Evangelho. Com tantos significados para este dia, que lição levamos para nossa vida em 2011?

Augusto Feitosa
Pascom Paroquial

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...