quinta-feira, 9 de junho de 2011

A paz de Cristo  e  o  amor de  Maria!!
Olá  irmãos  e  irmãs  em  Cristo!


LITURGIA
“Jesus, eu Te vejo escondido. Dá-me aquilo que tanto desejo: Poder ver a tua face e contemplar-Te na glória eterna. Amém”



Liturgia é a ação do povo de deus, reunido em Jesus Cristo, na comunhão do Espírito Santo. 
É sempre uma celebração de mistério pascal, isto é, passagem da morte para vida, através de sinais, gestos e palavras. A liturgia é ação de Cristo na igreja.
O ponto culminante de uma comunidade eclesial é a celebração comunitária, onde todos expressam sua fé comum; ouvem o mesmo senhor, salvador e libertador; agradecem os favores de Deus; cantam as mesmas canções. Aí todos louvam a Deus e os laços do amor fortalecidos. Cresce a fraternidade e o povo de Deus se reanima, sobretudo nos sacramentos, para continuar a luta pela construção do reino.  Nenhuma atividade pastoral pode realizar-se sem referencia à liturgia. Qualquer celebração tem sentido evangelizador e catequético. Toda ação pastoral terá como ponto de referencia a liturgia, na qual se celebra a memória e se proclama a atualidade do projeto de Jesus Cristo. (conf. Doc. 38 - CNBB).  A celebração litúrgica, como a obra de Cristo sacerdote, e da igreja que é seu corpo, é uma ação sagrada por excelência. Sua eficácia não é igualada por nenhuma outra ação da igreja. (conf. SC 7) 
Quando falamos de liturgia, não nos referimos somente as leituras, mas temos presente:
 • a missa ou celebração eucarística;
• celebração dos sacramentos (batismo, crisma, eucaristia, penitencia, unção dos enfermos, ordenação, matrimônio);
• a celebração dos sacramentais (bênçãos, encomendação dos mortos...);
• a celebração da palavra ou culto;
• a liturgia das horas;
• o ano litúrgico.
 A necessária organização litúrgica.
Todos sabemos que nenhuma atividade na comunidade funciona sem um mínimo de organização. A liturgia não foge desta necessidade. Para que a dimensão celebrativa funcione bem. Para que haja participação de todos, se faz necessário que alguém, uma equipe pense, planeje, prepare com carinho e dedicação.
As celebrações das comunidades, das paróquias e das dioceses precisam de um grupo de pessoas, de uma equipe ou de várias equipes que prestem esse serviço comunitário. O primeiro critério que esta equipe ou pessoas devem ter presente é o "querer celebrar bem". Celebrar de tal modo que favoreça a participação de todos os presentes.
 A equipe de liturgia de nossa paróquia tem como objetivos norteadores os de:

  • Reunir e refletir melhor o verdadeiro sentido da liturgia em nossa paróquia;
  • Estudar e aprofundar os temas litúrgicos;
  • Aprimorar sempre nossas liturgias. 
          E devemos ter como objetivos específicos:
  • Formar e animar equipes de liturgia em cada pastoral;
  • Valorizar e resgatar nas celebrações os gestos de acolhida e de boas-vindas;
  • Estudar documentos importantes da igreja, tais como: constituição “sacrosanctum concilium”; animação da liturgia (CNBB) e outros;
  • Despertar para a consciência da necessidade de uma liturgia inculturada;
  • Valorizar as festas de cunho religioso, devocional e popular.
Muitas pessoas até desejam participar das equipes de liturgias nas igrejas que frequentam, mas acham que é só chegar lá, ler e pronto. Só que não é bem assim! Você tem que fazer com amor e dedicação, pois não para nós que fazemos, mas para deus e em favor dos irmãos, não é ler e sim proclamar a palavra de deus aos irmãos. E para isso deve haver uma preparação, para que tudo saia da forma correta. Por isso deve haver reuniões para esta mesma preparação e muitos não gostam dessa parte, e através das reuniões vamos aprender como proclamar leituras e até como ocorre toda a liturgia da santa missa. Pois esse é o momento para tirarmos dúvidas que possam existir sobre as celebrações e até mesmo sobre determinadas solenidades, quando estamos fazendo sua preparação. Reunião não só é para fazer escala, mas para aprendermos a conhecer e amar a liturgia, pois cada celebração que fazemos é única, por isso temos que dar nosso melhor sempre. Liturgia tem que ser vivida por toda a paróquia e não por grupos em separados, tentando competir entre si para ver que é o melhor.  A liturgia eucarística é a alma da igreja. O seu conteúdo, significado, símbolos e gestos são de riqueza inestimável, de significação profunda, pois atingem o coração do homem e suas relações com deus e com o próximo.   A mesa da palavra e a mesa da eucaristia resumem todo o ser e o agir do cristão: um povo escolhido, de irmãos, reunidos em nome do Senhor ressuscitado, que escuta a palavra libertadora do evangelho e partilha suas alegrias, suas lutas e esperanças na construção de um mundo de justiça, de paz e de reconciliação dos homens entre si e com Deus.
A liturgia é muito rica e muito bonita, mais para enxergamos tudo isso temos que buscar aprender verdadeiramente o que significa a liturgia para que vivamos melhor esse mistério.

Suzana  Lima
Vice-Coordenadora  da  Equipe  de  Liturgia

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...