quarta-feira, 8 de junho de 2011

VOZ do PADRE

A paz de Cristo e o amor de Maria!
Olá irmãos e irmãs em Cristo.

TESTEMUNHAS  da   PALAVRA

" A  nossa  capacidade  vem  de  Deus, que nos tornou capazes de exercer o ministério da aliança nova, não da letra, mas do Espírito".         (2Cor 3, 5b-6a)


Somos  testemunhas  de  Jesus  Cristo, nestes  dias  da  Páscoa, vamos percebendo  isso  no  itinerário  dos  Atos  dos  Apóstolos, Pedro, Paulo  e  os  outros  foram  vivendo  profundamente  esta  experiência  de  comunicar  a  Palavra  que  ouviram, testemunhas  da  vitória  de  Jesus, da  ressurreição. Agora  é  a  nossa  vez,  somos  testemunhas  da  Palavra  de  Deus, é  preciso agora  beber  desta  Fonte  inesgotável.
   Uma  fé  que  é  chamada  a  tornar-se  ela  mesma, acontecimento, nasce  e  se  nutre  de  narrativas  da  fé. De  forma  que  podemos  afirmar  que  a  argumentação  produz  mais  certezas  intelectuais, o  que  permaneceria  aquém  da  fé. Ao  trabalhar  o  texto  bíblico, enquanto  narrativa  da  história  de  Deus  na  história  dos  homens, as  histórias, os  relatos, as  profecias  nos  ajudam  a  construir  a  história  da  nossa  vida  que  deve  ser  a  vida  de  fé. As  histórias  bíblicas  devem  nos  ajudar  pela  proposição  não  pela  imposição  a  escrever  nossa  história.
   Deste  modo  a  Revelação, automanifestação de Deus  para  seus  amigos, está  intimamente  associada  a nossa  Vida. Esta  consciência  nos  faz  ultrapassar  a  narrativa  atingindo o  nível  da  experiência, por  um  lado  a  vivência  do  personagem  em  questão  e  por  outro, suscitando  nova  vivência  para  o  interlocutor   desta  Palavra  viva  e  eficaz. A  Bíblia  conta  experiências  vividas  como  particularmente  marcantes  e  decisivas  para  aqueles  que  as  viveram. Experiências  de  encontro  com  Deus e consigo  mesmo, ligando e  transformando  nossas  relações  com  o  próximo  e com  o  mundo.
    O  cristão  como  testemunha  da  Palavra  de  Deus  se  coloca  entre  a  Bíblia  e  a  pessoa  à  qual  está  destinada. Em  tal  caso  não  a  posição  de  quem  presta  um  serviço  à  Palavra  e  aos  ouvintes  desta,  mas  impõe  despoticamente  sua  experiência,  seu  próprio  modo  de  entender  o  texto. Este  ou  aquele  versículo  tirado  de  seu  contexto  pode  ser  valioso  para  mim,  porque,  para  mim  foi  talvez  ocasião  de  um  encontro  vivo  com  a  Palavra  de  Deus,  e  porque  me   traz  à  memória  o  texto  completo.
     O  estudo  da  Sagrada  Escritura  supõe  tomar  o  Livro  e  manejá-lo  com  respeito, mas  sobretudo  com  gosto  e  espírito  de  acolhida  e  amor. Os  agentes  de  Pastorais  devem  conduzir  os  irmãos  neste  aprendizado,  dando  uma  introdução, levando  o  grupo  a  ter  um  conhecimento  básico  da  Bíblia. Ensinando  a  manusear  a  Bíblia,  apresentar  os  pontos  importantes  da  História  da  Salvação; esclarecer  as  dúvidas  despertando  pelo  testemunho  o   amor  a  Palavra  de  Deus  e  o  gosto  pela  leitura  da  mesma.


fonte. O Semeador - Arquidiocese de Maceió


Pe. Elison  Silva  dos  Santos
Administrador  Paroquial







Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...