domingo, 29 de agosto de 2010

Dia do Catequista - Setor Maceió

A paz de Cristo e o amor de Maria!!
Olá Irmãos e Irmãs em Cristo.

A Paróquia celebrou o Dia do Catequista(29/08/2010) em estado de graça. 
Os Catequistas participaram da Santa Missa na Igreja Matriz. Pe Elison com seu coração sempre inspirado pelo Espírito Santo fez uma linda homilia, ouça no site da Paróquia www.maedasdares.com.br, nos iluminou e nos levou a refletir. O Evangelho Lc 14,1.7-14 nos fala da humildade e ele ainda destacou a gratuidade. Usou palavras de Sao Pe Pio de Pietrelcina para nos exemplificar como Jesus quer que sejamos "Resigna-te a ser neste momento uma pequena abelha. E enquanto esperas ser uma grande abelha, ágil, hábil, capaz de fabricar bom mel, humilha-te com muito amor perante Deus e os homens, pois Deus fala aos que se mantêm diante dele humildemente”.(Padre Pio)"
Os catequistas estrearam uma linda camisa com o lema escolhido por eles - "Por causa da Tua palavra, lançarei a rede" Lc 5,5 - e após a missa levaram sua alegria e felicidade por servirem a Deus para o Colégio Marista, local onde a Coordenação Arquidiocesana de Catequese escolheu para os catequistas do setor Maceió celebrarem esse abençoado dia, o Tema: Ano da Palavra - Evangelho de Lucas na Catequese. A Equipe de Coordenação está de parabéns, cada um com seu jeito comunicativo e dom especial. Os catequistas de Nossa Senhora das Dores - Santa Lúcia estão de parabéns por estarem disponiveis a cada solicitação de sua coordenadora Ademia. Pariciparam de Acolhida, oração inicial, peça teatral, animação e liturgia.Se destacaram não por serem melhores, mas por demonstrarem a razão de seu viver: Cristo. 
O Encontro foi animado pelos catequistas da Paróquia de São Paulo Apóstolo e a Santa missa contou com o ministério dos catequistas da Paróquia de São Maximiliao Kolbe. E cada paróquia lá representada contam com nossas orações. As fotos falam por si!

sábado, 28 de agosto de 2010

29 de Agosto - Dia do Catequista

A paz de Cristo e o amor de Maria!!
Olá Irmãos e Irmãs em Cristo.
Catequista sinal de Deus entre o povo. O Catequista além de Instrumendo nas mãos de Deus, é quem faz ecoar a Palavra de Deus a todos. Todos, sem excessão, passaram por catequistas e são catequistas de seus filhos e filhas na família. Precisamos rezar mais por nossos catequistas e agradecer a Deus por te-los em nosso meio. O catequista não espera reconhecimento ou  honras. Ele espera  e merece um sorriso e um abraço espontâneo.
Em  nome  de  Pe Elison e das pessoas que fazem a comunicação da Paróquia de  Nossa Senhora das Dores muito obrigado CATEQUISTA  por ser SAL da terra e LUZ do mundo. Deus te faça feliz!! 
Aqui deixo uma linda oração de Pe Elison datada de Março de 2006



PRECE  DE  UM  CATEQUISTA
Elison  Silva ( Março/2006)

Quero  ecoar  vossa  Palavra  Senhor
Com a coragem daqueles que amam
Com a sabedoria necessária  para  fazer crescer
Com a fé sincera que fecunda a vida;

Sou tua testemunha Senhor
Em um mundo que parece te esquecer
Preciso fazer de minha vida um serviço
Que cative e entusiasme os outros a segui-lo.

Sou teu Profeta Senhor
Em uma realidade que não quer te escutar
Tenho que gritar, proclamar tua vontade
Que é Caminho, Verdade, Vida, Amor e Fé.

Sou teu amigo Senhor
Que procura na singeleza do que sou
Trazer outros amigos para junto de Ti
E juntos possamos viver na plenitude 
E amadurecer na fé e para a vida.
AMÉM


quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Lançamento do Brasão Oficial da Paróquia

A paz de Cristo e o amor de Maria!!
Olá Irmãos e Irmãs em Cristo.


       Dia 24 de agosto de 2010, noite memorável para a vida da Paróquia. Em reunião padre Elison Silva apresentou a todas as comunidades que formam a Paróquia Nossa Senhora das Dores - Santa Lúcia, o Brasão Oficial da Paróquia. Desenvolvido por Joelson - Comunidade Trindade Santa, Deus o abençõe por ter tão magnificamente dado forma as palavras de Pe Elison. Breve postarei o significado litúrgico. Por ora explicarei aos olhos da teopoética de Pe Elison. " O Brasão representa em suas cores e formas a simbologia do Mistério da Virgem Maria unida a seu filho Jesus, o azul é um símbolo mariano. o coração com 7 espadas cravadas representando a dor silenciosa da Mãe Dolorosa e coroa de estrelas representa a Virgem revelada no Apocalipse de São João. Tem a data de criação da Paróquia e o bairro na parte inferior do escudo." 
Nesta mesma noite foi apresentado a capa e a programação da Festa da Padroeira Nossa Senhora das Dores, que irá se realizar de 11 a 19 de setembro/2010. A reunião teve início com um vídeo "eu voto consciente" desenvolvido pela Igreja aqui em Maceió, em breve postarei os locais que ocês podem encontrar esse material, convido-os a visitar o site da Arquidiocese de Maceió onde Dom Antônio Muniz escreve de forma clara e precisa como deve ser um cristão que vota consciente.
Até a próxima!!

domingo, 22 de agosto de 2010

Censo 2010

A paz de Cristo e o amor de Maria!!
Olá Irmãos e Irmãs em Cristo.
    Coisas boas e inteligentes tem que serem divulgadas, visitando o site da Arquidiocese de Maceió, "garimpei" esse artigo interessante pra postar aqui. 


ORIENTAÇÃO AOS CATÓLICOS PARA O CENSO 2010
Já iniciou o CENSO 2010 realizado pelo IBGE. Orientamos a todos cristãos católicos que respondam da seguinte forma: Ao perguntarem sobre a religião, é necessário responder dando ênfase, CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA, pois há igrejas que utilizam a palavra CATÓLICA, ROMANA ou APOSTÓLICA. Gerando ambiguidades.
Fique atento, pois você pode ser cadastrado em uma outra Igreja.
Abaixo segue o comunicado feito pelo Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo.
Igrejas ou Religiões “Católicas” que aparecem no Censo 2010
Nosso povo católico deve ser informado que nossa Igreja ou Religião é a Igreja Católica Apostólica Romana.

Católica Apostólica Brasileira
Católica Apostólica Carismática
Católica Apostólica Cristã
Católica Apostólica Ortodoxa
Católica Apostólica Romana
Católica Armênia
Católica Bizântino
Católica Brasileira
Católica Carismática do Brasil
Católica do Brasil
Católica Maronita
Católica Melquita
Católica Não Apostólica
Católica Novo Mandamento
Católica Ortodoxica Armênica
Católica Ortodoxica Grega
Católica Ortodoxica Russa
Católica Pentecostal
Católica Renovação Carismática
Católica Renovada
Católica Síria
Católica Tradicionalista
Católica Ucraniana
Catolicismo Apostólico Romano
Católico Congregação Mariano
Católico Congregado Mariano 

4º Domingo de Agosto - Vocações Leigas

A paz de Cristo e o amor de Maria!!
Olá Irmãos e Irmãs em Cristo.



A Igreja vive a  21º Semana do Tempo Comum - Quarto Domingo do mês vocacional. Um domingo dedicado as Vocações Leigas e as Obras Pontifícias. Na bela homilia de hoje Pe Elison transmitiu em palavras todo amor que os sacerdotes tem pela Vocação Laical. 
A Igreja viva de Jesus Cristo se faz assim, de pedacinhos de amor e sementes da Palavra: Os Leigos.
Até a próxima!

O texto abaixo extraído do site SAV- Serviço de Animação Vocacional, traduz com palavras teologais o ser Leigo vocacionado ao serviço do Reino de Deus.
 Vocação leiga 
         O carisma da vocação laical ocupa um lugar central na Igreja, define a Igreja para o mundo. Outras vocações não têm essa centralidade. Através desse carisma a Igreja se faz presente no mundo.
O mundo e não a Igreja é a meta dos caminhos de Deus. A Igreja precisa se abrir para o mundo, por isso precisa de leigos. O leigo tem carisma e função para libertar a secularidade do mundo, mediante o anúncio de Jesus Cristo. Fazer com que o mundo tenha autonomia. O leigo tem a missão de fazer com que o mundo entre em comunhão com o mistério que a Igreja representa (Reino de Deus).
A vocação laical tem sua origem nos sacramentos do batismo e da crisma. Ela ocupa um lugar central na Igreja, define a igreja para o mundo. O fiel cristão leigo tem o papel de libertar o mundo da secularidade, dos falsos ídolos e de todas as prisões que oprimem e destroem a pessoa humana. 
Vivendo no mundo como solteiro, casado ou consagrado (de maneira individual ou num instinto secular), os leigos são fermento na massa, sal e luz do mundo.
Na vocação laical temos o estado de vida matrimonial. Chamados a ser pai, a ser mãe, a gerar vida, a constituir família. A família é chamada a constituir a Igreja doméstica. É a expressão visível do amor de Cristo pela sua igreja, sacramento de Cristo. É na família que é possível expressar as mais variadas formas de amor:
Amor conjugal: é na entrega mútua, no relacionamento fecundo e construtivo que esposa e esposo desenvolvem sua potencialidade e se realizam plenamente como pessoa.
Amor paternal e maternal: agradecidos a Deus pela continuidade do seu amor que se encarna no dom dos filhos, os pais retribuem esta dádiva amando, protegendo e educando seus filhos para se integrarem na comunidade e na sociedade.
Amor filial: é como se fosse uma ação de graças, isto é, devolver aos pais a graça da vida que um dia lhe deram. Os filhos desenvolvem um amor aos pais como gratidão por tudo que lhes concederam.
Amor fraternal: é o amor entre os irmãos e a experiência do amor oblativo e caritativo, sair do seu convívio familiar, perceber que há um círculo maior de pessoas e começar a compreender que somos todos irmãos. É aí que se desenvolve a sensibilidade aos problemas do mundo.
Além de constituir família, a grande missão da maioria dos leigos, sabemos que eles têm um importante papel na transformação da sociedade. Vejamos algumas de suas principais características:
a) Estar inserido no meio da sociedade como fermento na massa, sal que dá sabor e luz que ilumina os difíceis caminhos. 
b) Colocar em prática as possibilidades cristãs escondidas no meio do mundo. Valorizar os sinais do reino presentes de maneira latente no meio da sociedade e - combater as tantas forças do anti-reino, ou seja, forças que promovem a injustiça e a morte. 
c) Ser sinais visíveis de Jesus Cristo na família, no trabalho, na política, na economia, na educação, na saúde pública, nos Meios de Comunicação Social, nos órgãos públicos, nos esportes, no serviço liberal e em tantos outros espaços no meio da sociedade. 
d) Praticar a sua fé e seu amor a Deus em todos os lugares e em quaisquer necessidades. 
e) Participar com fidelidade e criatividade na construção de um mundo novo. 
f) Os cristãos leigos vivem o Evangelho que lêem, que rezam e que celebram, não apenas entre paredes de uma igreja, mas em todos os lugares. São aqueles que fazem do seu trabalho a liturgia diária e prolongam a Missa Dominical em todos os dias da semana.

sábado, 21 de agosto de 2010

Festa da Padroeira de Maceió

A paz de Cristo e o amor de Maria!!
Olá Irmãos e Irmãs em Cristo!!

Dia 21 de agosto – sábado
Tema: Jo 20,19 – O Domingo significou, ao longo da vida da Igreja, o momento privilegiado do encontro das comunidades com o Senhor Ressuscitado. Daí, a necessidade de dar prioridade, nos programas pastorais, à valorização da missa dominical.
15h: Celebração Eucarística
Liderança: Setor Tabuleiro I da Área Pastoral de Maceió



Paróquia  Nossa  Senhora  das  Dores -  Santa Lúcia  presente  na  Festa  da  Padroeira de Maceió. 
Com muita aniamação e devoção os paroquianos dirigiram-se a Catedral Metropolitana da Arquidiocese de Maceió, neste sábado 21/08. Alegria maior sentiu nosso pároco em ver um número representativo. Faz-nos pensar: Ser Católico Apostólico Romano não é somente fazer sua parte, mas é unir-se ao chamado de nosso pastor Dom Antônio Muniz.
Ao chegar os paroquianos foram carinhosamente acolhidos com um "Deus te abençõe" de Dom Antônio, na entrada principal da Igreja.Ser Igreja Viva é mais que uma ação ou um sentimento. É um mandamento de amor. 
Com muita alegria estavam reunidos irmãos em Cristo de todas as paróquias que formam Setor Tabuleito I - Aréa Pastoral. 
Padre Celson Alipio, pároco da Catedral Metropolitana, com seu jeito acolhedor e animador a cada momento preparava os corações com palavras, orações e cânticos
Santa Missa animado por jovens do Grupo SEGUE-ME da Paróquia de Santa Catarina Labouré.
Padres presentes na celebraçao: Pe Elison , Pe Aloizio, Pe João Neto, Pe Pascoal e Pe Eduardo.
A Paróquia ficou responsável pelo Ofertório e Coleta. 
Pe Elison  fez magnificamente os presentes pensarem em como é bom ser filho de Maria. Que gesto admiravel  o de Jesus Cristo  em ter deixado uma mãe espiritual modelo de amor e silêncio.
Nossa Senhora dos Prazeres(Alegrias), rogai a Deus por nós que recorremos a Vós
Até a Próxima!!!




sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Agosto - Festa da Padroeira de Maceió

A paz de Cristo e o amor de Maria!
Olá Irmãos e Irmãs em Cristo!

27 de Agosto - Nossa Senhora dos Prazeres
          Arquidiocese de Maceió está em festa, celebramos a festa que antecede o dia de Nossa Senhora dos Prazeres. Desde o dia 17 de agosto são realizadas 03(três) Santas Missas na Catedral Metropolitana de Maceió. E o encerramento será dia 27 de agosto 2010(dia de Nossa Senhora dos Prazeres) com a tradicional e fervorosa procissão pelas ruas do Centro da cidade. A programação da Festa está nos sites:
www.maedasdores.com.br             www.arquidiocesedemaceio.org.br
Mãe das Alegrias faça-nos mais fiéis a Jesus Cristo!
Até a Próxima!!
DEVOÇÃO  A  NOSSA  SENHORA  DOS  PRAZERES


Bem antes da última peste que houve em Lisboa, em 1599, uma imagem da Mãe de Deus apareceu sobre uma fonte em Alcântara, na quinta dos Condes da Ilha. Essa fonte começou a ser chamada de "santa" porque sua água passou a curar várias enfermidades. Os condes levaram a imagem para sua casa, colocando-a em seu oratório. No entanto, certo dia a mesma imagem desapareceu do seu lugar para ser encontrada sobre um poço. Nossa Senhora manifesta-se, então, a uma menina, dando-lhe a missão de pedir aos vizinhos e familiares para ali construirem uma capela onde ela fosse venerada sob o título de Senhora dos Prazeres. As pessoas não duvidaram da criança e em pouco tempo a ermida foi erguida. A imagem foi ali depositada e os prodígios começaram a ocorrer.Nossa Senhora dos Prazeres é a mesma Nossa Senhora das Sete Alegrias, devoção de origem franciscana.As maiores alegrias ou os maiores prazeres de Maria Santíssima , que foram enumerados por um noviço franciscano, são os seguintes: a anunciação do anjo, a saudação de Isabel, o nascimento de Jesus, a visita dos Reis Magos, o encontro com o Menino no templo, a primeira aparição do Ressuscitado e a sua coroação no céu.
Portugal foi a primeira nação católica a festejar as alegrias de Maria.

No Brasil, Nossa Senhora dos Prazeres é padroeira da catedral e da diocese de Lages (SC), onde sua festa é celebrada em 15 de agosto. Na arquidiocese de Maceió, da qual também é padroeira, a festa é em 27 de agosto. No estado do Espírito Santo, no Santuário de Nossa Senhora da Penha, em Vila Velha, as sete alegrias de Nossa Senhora são comemoradas no domingo da Pascoela. Existem igrejas dedicadas a esta invocação também em Minas Gerais (Diamantina e Lavras Novas) e em São Paulo, na cidade de Piracicaba. O templo mais famoso é o que se situa nos Montes Guararapes, perto de Recife, que foi reformado e embelezado pelos Monges Beneditinos em 1782.


Senhora dos Prazeres, vinde encher de alegria a nossa vida. 
Afastai de nós toda espécie de tristeza. 
Rogai por nós, que recorremos a vós!


ORAÇÃO DE NOSSA SENHORA DOS PRAZERES
Ó Virgem senhora dos Prazeres lembrai-vos de que além de nossa Mãe amabilíssima, sois nossa padroeira, nossa Soberana e Rainha a cuja guarda se colocaram os nossos antepassados, cheios de uma filial confiança.



Amparai-nos, ó Maria, consolai-nos nas tristezas e tribulações, desse vale de lágrimas, e mostrai-nos que sois nossa Mãe, envolvendo-nos nas dobras de vosso manto de doçura e misericórdia. 


E assim, como soubestes haurir dos mistérios sagrados de vosso Filho, toda razão de vossos prazeres, e, agora, vos alegrais com o esplendor da glória celeste, obtendo-nos a graça de uma alegria constante, pela perfeita união com Jesus na vida, e pela posse da eterna glória no céu. Amém




domingo, 15 de agosto de 2010

III Domingo de Agosto - Vocações Religiosas

A paz de Cristo e o amor de Maria.
Olá Irmãos e Irmãs em Cristo!

Nosso abraço fraterno e orante aos religiosos e religiosas de nossa Igreja Católica Apostólica Romana. Somos mais felizes devido ao SIM que vocês, irmãos e irmãs, deram a Deus em prol do Reino de Deus.
Nosso Senhor Jesus Cristo os façam perseverar cada vez mais fielmente em sua vocação.
E que Nossa Senhora desperte nos corações jovens a beleza da vida consagrada e religiosa.
Vinde Espírito Santo e enchei cada coração de fé. Amém.
Até a próxima!





Dom Pedro Fedalto
Arcebispo de Curitiba
Fonte: www.sag.org.br

DIA DO RELIGIOSO
No terceiro domingo é celebrado o Dia do Religioso . A Igreja precisa do carisma do Religioso, da Religiosa. Os Religiosos surgiram nos primeiros séculos da Igreja, como eremitas no deserto, depois como monges enclausurados. Só na Alta Idade Média, encontram-se os religiosos mendicantes, sobretudo franciscanos, dominicanos, carmelitas, trinitários, servitas, mercedários .
Foi especialmente com Santo Inácio de Loyola, São Vicente de Paulo, São Camilo de Lelis que surgiram os missionários Jesuítas, Vicentinos, Camilianos, dedicados à evangelização, à formação do clero e às obras sociais .
No século dezenove, floresceram muitas congregações ativas, tanto masculinas, como femininas, com carismas diversificados, ora como missionários, educadores, ora nas creches, orfanatos , hospitais.
Os Religiosos e as Religiosas são testemunhas dos conselhos evangélicos de obediência, pobreza e castidade. No meio de um mundo secularizado, onde impera a busca desenfreada da liberdade, de bens materiais e de prazer, dando as costas aos mandamentos da Lei de Deus, da Igreja e sermão da montanha. Os Religiosos devem estar a serviço do povo.
Que os Religiosos e Religiosas, os de Institutos Seculares e Consagrados não se envergonhem de seguir a Cristo na obediência até a morte, se necessário for, de pobreza, como no-la ensinou Cristo que não tinha onde repousar a cabeça e castidade a toda prova, num mundo que perdeu o sentido do pudor, da castidade, da pureza.
O Papa João Paulo II aprovou, a 16 de maio deste ano, a Instrução da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica “Partir de Cristo”: um renovado compromisso da vida consagrada no terceiro milênio em três partes : presença da caridade de Cristo no meio da humanidade, a coragem de enfrentar as provas e os desafios, em primeiro lugar a espiritualidade.


sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Oficinas de Oração e Vida - TOV

A paz de Cristo e o amor de Maria!
Olá Irmãos e Irmãs em Cristo!!
Nossa Comunidade Paroquial recebe mais uma vez, com carinho e oração, as Oficinas de Oração e Vida. Informe-se na Igreja Matriz e participe. Maravilhas serão realizadas em sua vida e caminhada de fé.
            As Oficinas de Oração e vida (TOV) são uma nova forma de EVANGELIZAÇÃO. Mais VIVA e com uma visão mais positiva do que se tem sempre mostrado.
É uma apresentação mais vibrante e ativa de JESUS que possui uma maior ADAPTAÇÃO às necessidades da SOCIEDADE ATUAL e ao que realmente as pessoas necessitam.
Está baseada no AMOR e no que este é capaz de realizar, não no temos nem no castigo.
Por isso dizemos com pleno convencimento que as Oficinas de Oração e Vida são uma resposta ao mundo de hoje.
          Este serviço das Oficinas de Oração e Vida reconhecido e aprovado pela Santa Sé em 1997 e confirmado, segundo Decreto de Aprovação dado pelo Conselho Pontifício para os leigos em 4 de outubro de 2002, constitui o auge e o coroamento de toda a atividade Apostólica do padre Larrañaga, por sua força expansiva, por seus frutos e pelo alto apreço em direção aos mesmos, manifestado pela Santa Sé e pelos Bispos.
Com mais de 15.000 Guias atuando no mundo inteiro através dos TOV, estão ensinando às pessoas a orar, de uma maneira experimental e progressiva, introduzindo-as na oração litúrgica e na vida sacramental. A missa do Guia é a de implantar o Deus vivo nos corações, e ao mesmo tempo abrir um manancial de paz, de fortaleza e de alegria nestes mesmos corações. Por um lado, é uma tarefa eminentemente evangelizadora e , por outro, é uma tarefa eminentemente humanitária.
TOV Jovens – A partir de 17 – 18 anos em diante com suas exceções.
Duração: 10 sessões
1 por semana de 1h45min
TOV adultos – Para todas as idades sem excessões.
Duração:15 sessões
1 por semana de 2 horas.
PONTOS CHAVES
1 – Baseado na Bíblia
2 – Com Cristo como centro
3 – Fonte de vocações apostólicas
4 – Serviço exclusivamente laical
5 – Caráter totalmente prático e experimental
6 – Atividade orante passo a passo e adaptada à pessoa
7 – Oficina libertadora e reparadora através do conhecimento de Deus e de si mesmo
8 – Transformação à luz da Palavra
9 – Compromisso com os pobres
10 – Promoção de valores do Evangelho
Ignacio Larrañaga, sacerdote franciscano, capuchinho, originário da Espanha, tem desenvolvido uma ampla ação animadora e evangelizadora durante 30 anos na América Latina, América do Norte e Europa. É o Fundador dos Encontros de Experiência de Deus, que iniciaram no Brasil em 1974, e das Oficinas de Oração e Vida que datam de 1984.
“Eu sou a videira e vós os ramos. Aquele que permanece em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque, sem mim, não podeis fazer nada.” Jo15,5
www.tovpil.org

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...