domingo, 15 de agosto de 2010

III Domingo de Agosto - Vocações Religiosas

A paz de Cristo e o amor de Maria.
Olá Irmãos e Irmãs em Cristo!

Nosso abraço fraterno e orante aos religiosos e religiosas de nossa Igreja Católica Apostólica Romana. Somos mais felizes devido ao SIM que vocês, irmãos e irmãs, deram a Deus em prol do Reino de Deus.
Nosso Senhor Jesus Cristo os façam perseverar cada vez mais fielmente em sua vocação.
E que Nossa Senhora desperte nos corações jovens a beleza da vida consagrada e religiosa.
Vinde Espírito Santo e enchei cada coração de fé. Amém.
Até a próxima!





Dom Pedro Fedalto
Arcebispo de Curitiba
Fonte: www.sag.org.br

DIA DO RELIGIOSO
No terceiro domingo é celebrado o Dia do Religioso . A Igreja precisa do carisma do Religioso, da Religiosa. Os Religiosos surgiram nos primeiros séculos da Igreja, como eremitas no deserto, depois como monges enclausurados. Só na Alta Idade Média, encontram-se os religiosos mendicantes, sobretudo franciscanos, dominicanos, carmelitas, trinitários, servitas, mercedários .
Foi especialmente com Santo Inácio de Loyola, São Vicente de Paulo, São Camilo de Lelis que surgiram os missionários Jesuítas, Vicentinos, Camilianos, dedicados à evangelização, à formação do clero e às obras sociais .
No século dezenove, floresceram muitas congregações ativas, tanto masculinas, como femininas, com carismas diversificados, ora como missionários, educadores, ora nas creches, orfanatos , hospitais.
Os Religiosos e as Religiosas são testemunhas dos conselhos evangélicos de obediência, pobreza e castidade. No meio de um mundo secularizado, onde impera a busca desenfreada da liberdade, de bens materiais e de prazer, dando as costas aos mandamentos da Lei de Deus, da Igreja e sermão da montanha. Os Religiosos devem estar a serviço do povo.
Que os Religiosos e Religiosas, os de Institutos Seculares e Consagrados não se envergonhem de seguir a Cristo na obediência até a morte, se necessário for, de pobreza, como no-la ensinou Cristo que não tinha onde repousar a cabeça e castidade a toda prova, num mundo que perdeu o sentido do pudor, da castidade, da pureza.
O Papa João Paulo II aprovou, a 16 de maio deste ano, a Instrução da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica “Partir de Cristo”: um renovado compromisso da vida consagrada no terceiro milênio em três partes : presença da caridade de Cristo no meio da humanidade, a coragem de enfrentar as provas e os desafios, em primeiro lugar a espiritualidade.


Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...